Deputados vão a Brasília para agilizar Estado do Gurguéia

O deputado Edson Ferreira (DEM) afirmou hoje que a comissão em defesa do Estado do Gurguéia irá a Brasília, após o carnaval, para agilizar o processo junto ao Senado.  

Os parlamentares devem ir a Brasília para solicitar aos senadores, principalmente, aos piauienses que fazem parte da Mesa Diretora da Casa, para que agilizem a proposta de criação do estado do Gurguéia.

Atualmente, o projeto encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, caso seja aprovado, fica na mesma situação das outras duas propostas de criação dos estados do Maranhão do Sul e Eldorado dos Carajás, desmembrado do Pará, o que significa que faltariam apenas as votações nos plenários do Senado e da Câmara.

"Esta discussão já chegou à sociedade, não tanto quanto eu gostaria, pois ainda precisa ser bastante aprofundada, mas durante os encontros anuais da AVEP dos últimos três anos, o debate sobre a criação do estado do Gurguéia sempre esteve em pauta", relata o democrata.

Edson Ferreira lembra que ainda não existe uma pesquisa para sondar qual o percentual da população que apóia a proposta, mas percebe, através das notícias e dos encontros com as lideranças políticas, que a idéia avançou bastante no sentido da aprovação. "Antes, eu sentia muita resistência da sociedade em relação à divisão do estado do Piauí, hoje já sinto que uma grande proporção da população é favorável", afirma.

Edson acredita que com o aprofundamento do debate entre a população, o projeto com certeza será aprovado através de um plebiscito que deve ser autorizado pela Assembléia Legislativa do Piauí.   Da Redação redacao@cidadeverde.com
Tags: