Cidadeverde.com

Deputados vão a Brasília para agilizar Estado do Gurguéia

Imprimir
O deputado Edson Ferreira (DEM) afirmou hoje que a comissão em defesa do Estado do Gurguéia irá a Brasília, após o carnaval, para agilizar o processo junto ao Senado.
 

Os parlamentares devem ir a Brasília para solicitar aos senadores, principalmente, aos piauienses que fazem parte da Mesa Diretora da Casa, para que agilizem a proposta de criação do estado do Gurguéia.

Atualmente, o projeto encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, caso seja aprovado, fica na mesma situação das outras duas propostas de criação dos estados do Maranhão do Sul e Eldorado dos Carajás, desmembrado do Pará, o que significa que faltariam apenas as votações nos plenários do Senado e da Câmara.

"Esta discussão já chegou à sociedade, não tanto quanto eu gostaria, pois ainda precisa ser bastante aprofundada, mas durante os encontros anuais da AVEP dos últimos três anos, o debate sobre a criação do estado do Gurguéia sempre esteve em pauta", relata o democrata.

Edson Ferreira lembra que ainda não existe uma pesquisa para sondar qual o percentual da população que apóia a proposta, mas percebe, através das notícias e dos encontros com as lideranças políticas, que a idéia avançou bastante no sentido da aprovação. "Antes, eu sentia muita resistência da sociedade em relação à divisão do estado do Piauí, hoje já sinto que uma grande proporção da população é favorável", afirma.

Edson acredita que com o aprofundamento do debate entre a população, o projeto com certeza será aprovado através de um plebiscito que deve ser autorizado pela Assembléia Legislativa do Piauí.
 
Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: