Sasc lança Escola Móvel com cursos profissionalizantes

O governador Wellington Dias lançou nesta terça (3) a Escola Móvel de Cursos Profissionalizantes, o Caminhão Social. O projeto, que terá início na próxima semana no bairro Dirceu em Teresina, tem como objetivo qualificar jovens nas áreas de corte e costura e salão de beleza.

“O Caminhão é sinônimo de empreendedorismo. Queremos estimular o espírito empreendedor do piauiense”, afirma Wellington Dias. O governador acrescentou que os alunos que saírem do curso serão direcionados para o mercado de trabalho para empresas terão convênio com a Secretaria Estadual da Assistência Social e Cidadania (Sasc).

A escola móvel permanecerá por dois meses em cada bairro de Teresina. Aproximadamente 380 pessoas, divididas em 12 turmas em três aulas por semana, serão qualificadas. O primeiro caminhão do Dirceu ficará na praça dos Correios. As inscrições se encerraram no dia 19, por isso quem quiser se inscrever nas novas turmas terá de esperar o anúncio da Sasc do novo curso que deve ser realizado em maio no Mocambinho.

“No curso nós pretendemos que os alunos estejam preparados para abrir o seu próprio negócio. Além disso, os levaremos para empresas, para que eles tenham noção de como tudo funciona”, afirma a coordenadora do projeto, Orlandélia da Cruz.   Para se inscrever no projeto, os alunos devem atender aos seguintes critérios: estar em situação de vunerabilidade socioeconômica, idade mínima de 16 anos e ter cursado, ou estar cursando a 5ª série do Ensino Fundamental. Além disso, 20% das vagas serão destinadas a pessoas com deficiência física ou adolescentes egressos de medidas da Sasc.     Segundo a secretária da SASC, Gilvana Gaioso, o projeto pode se extender para outras cidades do Piauí. “Dependendo do sucesso do trabalho em Teresina, o Caminhão pode ser ampliado para outros municípios, como aconteceu com o Caminhão Digital”, afirma.   Flash de Naruna Brito Redação Carlos Lustosa Filho redacao@cidadeverde.com
Tags: