SEMPLAN se reúne com equipes e Caixa para discutir projetos de resíduos sólidos

A Secretaria de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN) esteve em reunião nesta segunda-feira, 11, com a equipe local da Caixa Econômica Federal e Secretaria Municipal de Concessões e Parcerias de Teresina, para discutir a concessão para o projeto de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). Além disso, participaram do encontro, de forma online, equipe da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI), do Governo Federal.

O projeto tem o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental e social na cidade, com serviços básicos integrados de saneamento básico e incentivo a atividades de geração de emprego como a reciclagem. “Teresina tem sido modelo na estruturação de parcerias no Brasil e o Projeto de Resíduos Sólidos é bastante emblemático. Temos a perspectiva de continuidade nesse projeto que é robusto, na ordem de 1,9 bilhão e com previsão de 30 anos”, afirma Wesley Callegari, secretário de Fomento e Apoio a Parcerias entre Entes Federativos.

Sendo destaque em firmar Parcerias, a Prefeitura de Teresina tem desenvolvido um caminho cada vez mais atencioso com o bem-estar da população. “Os projetos possuem uma técnica excepcional e com certeza está em uma gestão que tem total interesse em cumpri-lo. Dr. Pessoa tem reforçado isso nesse início de mandato e a ideia é prosseguir com ações que venham a somar com o município. Teresina tem muitas carências e essa é uma delas, a coleta de resíduos. O projeto vem atender essa demanda que não é recente”, ressalta João Henrique Sousa, secretário de Planejamento e Coordenação.

O projeto contempla a prestação dos serviços de manejo de resíduos sólidos urbanos, incluindo as atividades de coleta, transbordo, transporte, tratamento, destinação ambientalmente adequada dos resíduos e disposição final dos rejeitos da cidade.

“Nesse momento, estamos retomando a discussão da chamada pública dessa concessão, que vai trazer um maior investimento ao município, resolvendo a questão de saneamento e saúde. É um trabalho desenvolvido há dois anos com a equipe técnica de planejamento, com o apoio do Banco Mundial, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD)”, afirma Marcelo Diniz, gerente de Governo da Caixa.

A iniciativa para concessão do manejo de Resíduos Sólidos Urbanos de Teresina é um dos quatro projetos pilotos selecionados para receber apoio técnico e financeiro do Fundo de Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de Projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas (FEP) neste setor.

Da Redação redacao@cidadeverde.com