Resolução de litígio entre o PI e CE afetará população e FPE

Uma comissão formada por deputados do Ceará chegou a Teresina na manhã desta segunda (23). Os cinco parlamentares se encontrarão às 12h30 com um grupo de deputados piauienses para discutir a zona de litígio entre os dois Estados. A divisão das terras deve gerar impactos na população do local e pode afetar o fundo de participação estadual.  

O presidente da Assembléia cearense, Domingos Filho (PMDB) (foto), afirmou que a área de 280 mil hectares dividida em três partes. “Há um entendimento para que possamos resolver estas pendências. São três blocos de entendimento. Em dois já chegamos em acordo; só falta um”, adianta o deputado.

Segundo Domingos Filho, a divisão, que solucionará o impasse de mais de 350 anos, deve afetar a população dos municípios atingidos e o Fundo de Participação dos dois estados. Em contrapartida, ele afirma que ficará definido quem tem responsabilidade pela construção escolas, estradas e atendimento de saúde.

Entre os municípios que apresentam em litígio no Ceará estão Parambu, Campos Sales, Viçosa do Ceará e Tianguá. O resultado do encontro entre os deputados deve ser encaminhado ao Congresso Nacional, onde a questão dos limites territoriais entre os dois estados existe desde 1996.   Flash de Yala Sena Redação Carlos Lustosa Filho redacao@cidadeverde.com
Tags: