Cidadeverde.com

Resolução de litígio entre o PI e CE afetará população e FPE

Imprimir
Uma comissão formada por deputados do Ceará chegou a Teresina na manhã desta segunda (23). Os cinco parlamentares se encontrarão às 12h30 com um grupo de deputados piauienses para discutir a zona de litígio entre os dois Estados. A divisão das terras deve gerar impactos na população do local e pode afetar o fundo de participação estadual.
 

O presidente da Assembléia cearense, Domingos Filho (PMDB) (foto), afirmou que a área de 280 mil hectares dividida em três partes. “Há um entendimento para que possamos resolver estas pendências. São três blocos de entendimento. Em dois já chegamos em acordo; só falta um”, adianta o deputado.

Segundo Domingos Filho, a divisão, que solucionará o impasse de mais de 350 anos, deve afetar a população dos municípios atingidos e o Fundo de Participação dos dois estados. Em contrapartida, ele afirma que ficará definido quem tem responsabilidade pela construção escolas, estradas e atendimento de saúde.

Entre os municípios que apresentam em litígio no Ceará estão Parambu, Campos Sales, Viçosa do Ceará e Tianguá. O resultado do encontro entre os deputados deve ser encaminhado ao Congresso Nacional, onde a questão dos limites territoriais entre os dois estados existe desde 1996.
 
Flash de Yala Sena
Redação Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: