Roseana Sarney toma posse; Veja nomes do secretariado

Roseana Sarney (PMDB) tomou posse nesta sexta-feira (17) como governadora do Maranhão, na Assembleia Legislativa da estado, mas o governador cassado Jackson Lago (PDT) se recusa a deixar o palácio do governo.  

Segundo a assessoria do ex-governador, ele não concorda com a decisão do TSE e afirmou que vai "resistir até quando for possível". Lago aguarda uma decisão do  Supremo Tribunal Federal (STF) sobre recurso protocolado.

Jackson Lago considera a cassação inconstitucional, uma vez que, conforme a assessoria, a lei estadual prevê que uma cassação no segundo biênio do mandato seja seguida de nova eleição.

Ainda de acordo com a assessoria, o palácio do governo no momento está cercado de populares que supostamente não aceitam a cassação de Lago, além de policiais militares que garantem a segurança no local.

Após a cerimônia de posse, Roseana Sarney foi para sua residência em São Luís, onde passará o fim de semana. Conforme a assessoria da nova governadora, a expectativa é de que a questão com Jackson Lago se resolva com tranquilidade. Ela pretende começar a trabalhar na segunda-feira (20).]

"Chego com consciência de que nosso estado atravessa dias difíceis. Assumo com a certeza de que terei trabalho para superar as dificuldades criadas a através das operações com as finanças (da gestão anterior). Venho com o entusiasmo de sempre para recolocar o Maranhão nos trilhos da legalidade e do desenvolvimento."

Ela afirmou, no entanto, que está com "as mãos estendidas" para não haver conflitos na transição. "O meu amor pelo Maranhão é maior que tudo isso. Trago a todo povo do Maranhão uma mensagem de paz. Trago as mãos estendidas a todos que queiram participar da reconstrução do nosso estado."

Roseana, que foi líder do governo federal no Congresso, afirmou que vai atuar em parceria com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

Ritual

Antes, Roseana foi diplomada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Segundo a assessoria do TRE, foi uma cerimônia rápida, em que Roseana e o vice receberam os diplomas. Ela nem mesmo discursou no evento e seguiu para Assembleia do estado.

 

Pouco antes da diplomação, a carta de renúncia de Roseana foi lida no plenário do Senado. O primeiro secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), leu o documento.

 "Tendo em vista decisão do TSE, comunico que optei por assumir o cargo de governadora do estado do Maranhão, razão pela qual deixo a partir deste momento o cargo de senadora pelo estado", dizia a carta. Para assumir o cargo de governadora, Roseana teve de renunciar à cadeira no Senado.

Reunida na sua residência, no Calhau, a governadora Roseana Sarney confirmou o primeiro secretário de seu governo. O deputado Raimundo Cutrim vai voltar a comandar a Segurança Pública. As secretarias de Cidades e Infraestrutura e Agricultura devem ser divididas.

Reunida na sua residência, no Calhau, a governadora Roseana Sarney confirmou o primeiro secretário de seu governo. O deputado Raimundo Cutrim vai voltar a comandar a Segurança Pública. As secretarias de Cidades e Infraestrutura e Agricultura devem ser divididas. Veja os possíveis outros nomes.

Saúde - Ricardo Murad

Educação - César Pires

Casa Civil - João Abreu

Esportes e Juventude - Roberto Costa

Agricultura (agronegócios) - Cláudio Azevedo

Agricultura (familiar )- Washington Oliveira ou alguém do seu grupo no PT

Secretária Particular - Olga Simão

Turismo - Tadeu Palácio

Mulher - Paulinha Lobão

Igualdade Racial - Heloísa Leitão

Minas e Energia - Hélio Soares

Infraestrutura - Max Barros

Cidades - Filuca Mendes

Comunicação - Sérgio Macedo

Cultura - Bulcão

Articulação Política - Hildo Rocha

Brasília - Chiquinho Escórcio.

Detran - Coronel Nogueira

Planejamento - Ana Maria Vasconcelos

Meio Ambiente - Washington Rio Branco

Indústria e Comércio - Maurício Macedo.

Administração - Luciano Moreira

Procuradoria- Marcos Lobo

Iterma- Erik Marinho   Fonte:  Estado de São Paulo
Tags: