Grupo Matizes prepara Parada da Diversidade para agosto

A Semana do Orgulho de Ser deste ano, preparada pelo Grupo Matizes, tratará da crise mundial e a geração de trabalho e renda. O evento acontece entre os dias 23 e 28 de agosto e a 8ª Parada da Diversidade está marcada para o dia 28. A expectativa do Matizes é reunir 50.000 pessoas nas ruas de Teresina.

"Trabalho & Renda: lutas e incertezas em tempos de crise" será o tema da 5ª Semana do Orgulho de Ser. Gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, travestis, transgêneros e autoridades discutirão a situação das minorias após o surgimento da crise econômica mundial. Para Marinalva Santana, coordenadora do Matizes, "a forjada crise mundial legitima ainda mais a opressão e a exclusão no mercado de trabalho de pessoas historicamente excluídas. Por isso, a escolha do tema Trabalho e Renda". Até agora, já foram firmadas parcerias para o evento com instituições como o  Ministério da Saúde, Caixa Econômica Federal, Delegacia Regional do Trabalho, UESPI, UFPI, Liga Brasileira de Lésbicas e Movimento pela Paz na Periferia. Confira a programação provisória para o evento:

23 de agosto Passeio Ciclístico - (saída do Troca-troca e chegada no encontro do Rios, onde as participantes receberão mudas de árvores). Manhã de Lazer   24 a 27 de agosto  - Feira das Diversidades (parceria com o SEBRAE e FUNDAC) - Quem é entendida, se cuida! (realização de consultas ginecológicas e exames de    prevenção para mulheres lésbicas e bissexuais) – parceria com a FMS - Exposição de fotografia – Travestis: diferentes labores & (dis)sabores - 12h - Mostra de filmes - Sala Torquato Neto (parceria c/ a FUNDAC)

24 de agosto 15h - debate: Emprego & renda: lutas e conquistas em tempos de incerteza Debate - Políticas públicas e ações afirmativas de Geração de Emprego e Renda para grupos excluídos

25 de agosto  10h – Debate: Juventude e o Primeiro emprego - (Matizes, Semjuv, Cufa) 16h - Debate: Mulheres negras e o "ganha pão" - Local : Memorial Zumbi dos Palmares (Candaces e Liga Brasileira de Lésbicas) 18h - roda de Capoeira e conversa sobre feminismos & lesbianidades -  (parcerias : Candace e Liga Brasileira de Lésbicas)              26 de agosto - Roda de diálogos – Doar sangue: por que uns podem e outros não?  Debate: Discriminação por orientação sexual nos locais de trabalho: aspectos legais e éticos19h - Show Boca da Noite - Espaço Cultural Osório Jr (Parceria com a FUNDAC)

26 a 27 de agosto 18 - Mostra de filmes – Tela Sociológica (parceria c/ o Proj. Cajuína Sociológica/ UFPI)   27 de agosto Painel: Pesquisas sobre gênero, sexualidades e homossexualidades nas IES do Piauí – Prof. Dr. Fabiano Gontijo, representante da Engendre/UFPI Debate: Discriminação nas relações de trabalho e adoecimento

28 de agosto 8h30min às 14h – Ação Cidadã – (realização simultânea de vários serviços para a população teresinense: expedição de documentos, assessoria jurídica, realização de testagem, distribuição de material educativo e de prevenção às DST/HIV/Aids) 16h – 8ª Parada da Diversidade 19h – Show da Diversidade - (participação de vários intérpretes da música piauiense, transformistas e drags)

Tags: