Março Lilás: casos de câncer do colo do útero podem ser evitáveis

Foto: Freepik

O mês de março marca um período de atenção especial à saúde da mulher: o ‘Março Lilás’. A campanha chama a atenção e simboliza a importância da conscientização para a prevenção do câncer do colo do útero.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que o câncer do colo uterino atinge 331 mil vítimas por ano em todo o mundo, sendo o quarto tipo de tumor mais comum. No Brasil, a doença é a terceira mais frequente e responsável pela morte de mais de 6 mil mulheres por ano.  

O que pode aumentar os riscos?

1- Uso de pílulas anticoncepcionais por um longo período. 2- O hábito de fumar por muitos anos. 3- Início precoce da vida sexual.  

Segundo especialistas, essas estatísticas poderiam ser evitadas se fossem tomadas medidas de prevenção acessíveis e eficazes como a vacinação contra o vírus HPV, por exemplo, que é capaz de evitar até 70% desses tumores. A vacina é gratuita e o Ministério da Saúde assegura por meio de calendário oficial a imunização de meninas entre 9 e 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

Além da imunização, é recomendável o uso de preservativo que diminui do risco de contágio pelo HPV, e a realização periódica do exame Papanicolau, preferencialmente em mulheres entre 25 e 64 anos que já iniciaram a vida sexual.

Acompanhe as atualizações de saúde na editoria e no instagram @vidasaudavelnacv.  

Jaqueliny Siqueira com informações do INCA jaquelinysiqueira@cidadeverde.com