Gil diz que Torquato não é reconhecido como deveria

Ao receber o título de cidadão teresinense na sede da Assembléia Legislativa, o ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, concedeu entrevista coletiva e admitiu que o poeta piauiense Torquato Neto, seu contemporâneo nos tempos da Tropicália, não tem sua obra reconhecida como deveria. Ele veio ao Piauí ainda para um show na noite desta quinta-feira (23).  

    "Em alguns níveis, o Torquato teve essa visibilidade. Em outros, não. Com seu desaparecimento precoce, não foi dado direito a ele de continuar o trabalho", disse Gil, que recebeu o título de cidadão teresinense proposto pela vereadora Rosário Bezerra, pelo seu trabalho na áre cultural e participação no movimento tropicalista, que deu visibilidade ao Piauí com a presença de Torquato Neto.     Gilberto Gil disse ainda que é mais difícil se ter essa visibilidade nos tempos atuais, com a competição e oa presença de muitos artistas. "Se os artistas que estão vivos atuando já tem dificuldade de manter o seu trabalho, imagine uma obra como a de Torquato. É muito mais difícil", declarou o cantor e compositor.     O ex-ministro disse que tem uma ligação com Teresina, que é seu itinerário e destino permanente na sua vida, pela ligação com Torquato e com pessoas e outros artistas. "Esse título é uma prova de carinho, de atenção e reconhecimento. É um prazer e uma alegria estar de volta a Teresina", completou.  

  Gil foi recebido pelo governador Wellington Dias e vários deputados, por volta das 15h. Ele ficou reunido a portas fechadas com Rosário Bezerra e Cineas Santos, presidente da Fundação Monsenhor Chaves. Em seguida, foi bastante assediado para fotos.  

  Yala Sena (flash da Alepi)Fábio Lima (da Redação)redacao@cidadeverde.com
Tags: