Estoque de sangue volta a cair e Hemopi faz apelo a doadores

Com a retomada das atividades econômicas e demandas por cirurgias eletivas iguais ao período pré-pandemia em todo o estado, o estoque de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) se encontra abaixo do ideal. Para suprir a necessidade, o Hemopi pede doações à população.

De acordo com o Hemopi, para garantir o atendimento à demanda por sangue nos hospitais públicos e privados do estado, o Centro de Hematologia precisa manter uma média de 150 doações diárias.  

Critérios para ser doador:

Para ser um doador de sangue, o Hemopi destaca alguns critérios que a pessoa precisa seguir:

Ter entre 16 a 69 anos; Pesar no mínimo 50kg; Estar alimentado. Não ingerir alimentos gordurosos antes da doação; Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas; Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial;

E também para garantir a saúde de quem vai doar ou receber a doação, o Hemopi elenca alguns pontos quem impedem a pessoa de ser um doador.

Quem não pode doar:

Quem teve hepatite após os 11 anos de idade Mulheres grávidas ou em amamentação exclusiva Quem passou por cirurgia cardíaca Quem teve câncer Quem teve relações sexuais com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses Usuários de drogas Pessoas com HIV, Hepatite, Sífilis e doença de Chagas

Horários do Hemopi:

Teresina:

Segunda a sexta: Das 7h15 às 18h

Sábado: Das 7h15 às 17h

Parnaíba, Picos e Floriano:

Segunda a sexta: 7h15 às 18h

 

Da Redação  redacao@cidadeverde.com