Balanço da OMS conta 331 casos de gripe suína em 11 países

Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou na manhã desta sexta-feira, 1, o número de casos confirmados de pessoas infectadas pelo vírus da gripe suína, que agora chegou a 331, distribuídos em 11 países. Enquanto isso, na Alemanha, o Ministério da Saúde anunciou o primeiro contágio da gripe suína entre pessoas. Além disso, dois casos foram confirmados por autoridades médicas da Dinamarca e de Hong Kong. Ambos os casos ainda não estão na contagem oficial da OMS.

O México tem 156 casos humanos da infecção, enquanto as autoridades dos Estados Unidos informaram 109 casos confirmados em laboratório. A presença da gripe suína também foi confirmada no Canadá, com 34 pessoas doentes; na Espanha, com 13; no Reino Unido, com oito; na Alemanha e Nova Zelândia, com três, cada um; em Israel, com dois, e na Suíça, Holanda e Áustria, com um caso em cada país.

A OMS reiterou que não recomenda restringir as viagens regulares nem o fechamento de fronteiras, mas considera "oportuno que as pessoas doentes suspendam viagens internacionais e que aqueles que apresentem sintomas após uma viagem internacional busquem atendimento médico". Além disso, a OMS "assegurou que não há risco de infecção por comer porco bem cozido ou produtos provenientes deste animal".

A organização ainda descartou convocar uma nova reunião de emergência, que poderia elevar para 6 o alerta global para doença, o que indicaria uma pandemia. O atual nível 5 indica um risco iminente de epidemia global.

Fonte: Estadão

Tags: