Defesa Civil interdita casas por risco de deslizamento na zona Sul de Teresina

Duas residências foram interditadas pela Defesa Civil Municipal na Vila Jerusalém, na zona Sul de Teresina, após o desabamento de terra ocorrido em decorrência das chuvas que atingiram a capital.

As duas casas estão localizadas em um ponto alto da Vila Jerusalém. Na residência que fica localizada na parte de cima de um barranco, ocorreu o desabamento do muro de tijolos do quintal, o que causou um deslizamento de terra que atingiu a residência localizada atrás, que fica a uma diferença de cinco metros.

Nessas duas residências ninguém ficou ferido, e a equipe da Defesa Civil foi acionada, que constatou que a estrutura estava comprometida, e que em caso de chuvas, pode ocorreu um novo deslizamento, por isso a necessidade de intervenção no local.

Fotos: Defesa Civil

O gerente de operações da Secretaria Municipal de Defesa Civil (Semdef), Marcos Rolf, informou que a construção de uma fossa no local pode ter causado o problema.

“Foi construída uma fossa, pelo que eu verifiquei, no quintal da casa, e a distância e altura de uma para outra é aproximadamente 5 metros, então é um barranco. Construíram um muro em uma situação que não é correta, foi construída com tijolos, pois tem que ser feita com cimento para segurar na terra e construíram uma fossa, que tem um vazamento próprio dela, e aconteceu uma erosão naquela terra e provocou esse deslizamento, e a fossa ainda está lá e não caiu”, explicou.

A família localizada na parte de baixo do barranco, já saiu da casa e está morando com amigos. Já a família localizada na parte alta do barranco, ainda permaneceu no local, afirmando que não tem para onde ir. Eles pedem ajuda para conseguir realizar uma obra que possa resolver o problema no local.

“Deslizou, desabou, e a Defesa Civil veio e isolou a área e monitorou a gente, para que a gente pudesse sair da residência, mas infelizmente não podemos sair por questão financeira, pedimos até que autoridades e órgãos públicos, para quem puder ajudar a gente, pois não só nós estamos em risco, mas também a nossa vizinha atrás”, disse o morador Júnior.

Ele ainda disse que não viu qualquer sinal de que o desabamento aconteceria. “O fato aconteceu no domingo, foi de repente, estávamos almoçando, e cedeu de uma vez devido à chuva que teve no sábado, pois passou o dia chovendo”, explicou.

Medidas em caso de perigo de desabamento

Segundo a Secretaria Municipal de Defesa Civil, existem algumas medidas que podem ser adotadas, para garantir mais segurança em caso de risco de desabamento.

Saia imediatamente do local; Procure abrigo em lugares sem perigo de deslizamento; Não se arrisque sem necessidade, não entre no local do deslizamento, somente pessoas especializadas em salvamento podem entrar; Informe a Defesa Civil. Ligue 199 ou (86) 3223-7366. O atendimento é 24h, todos os dias da semana.

Bárbara Rodrigues e Gorete Santos redacao@cidadeverde.com