Cidadeverde.com

Defesa Civil interdita casas por risco de deslizamento na zona Sul de Teresina

Imprimir

Duas residências foram interditadas pela Defesa Civil Municipal na Vila Jerusalém, na zona Sul de Teresina, após o desabamento de terra ocorrido em decorrência das chuvas que atingiram a capital.

As duas casas estão localizadas em um ponto alto da Vila Jerusalém. Na residência que fica localizada na parte de cima de um barranco, ocorreu o desabamento do muro de tijolos do quintal, o que causou um deslizamento de terra que atingiu a residência localizada atrás, que fica a uma diferença de cinco metros.

Nessas duas residências ninguém ficou ferido, e a equipe da Defesa Civil foi acionada, que constatou que a estrutura estava comprometida, e que em caso de chuvas, pode ocorreu um novo deslizamento, por isso a necessidade de intervenção no local.

Fotos: Defesa Civil

O gerente de operações da Secretaria Municipal de Defesa Civil (Semdef), Marcos Rolf, informou que a construção de uma fossa no local pode ter causado o problema.

“Foi construída uma fossa, pelo que eu verifiquei, no quintal da casa, e a distância e altura de uma para outra é aproximadamente 5 metros, então é um barranco. Construíram um muro em uma situação que não é correta, foi construída com tijolos, pois tem que ser feita com cimento para segurar na terra e construíram uma fossa, que tem um vazamento próprio dela, e aconteceu uma erosão naquela terra e provocou esse deslizamento, e a fossa ainda está lá e não caiu”, explicou.

A família localizada na parte de baixo do barranco, já saiu da casa e está morando com amigos. Já a família localizada na parte alta do barranco, ainda permaneceu no local, afirmando que não tem para onde ir. Eles pedem ajuda para conseguir realizar uma obra que possa resolver o problema no local.

“Deslizou, desabou, e a Defesa Civil veio e isolou a área e monitorou a gente, para que a gente pudesse sair da residência, mas infelizmente não podemos sair por questão financeira, pedimos até que autoridades e órgãos públicos, para quem puder ajudar a gente, pois não só nós estamos em risco, mas também a nossa vizinha atrás”, disse o morador Júnior.

Ele ainda disse que não viu qualquer sinal de que o desabamento aconteceria. “O fato aconteceu no domingo, foi de repente, estávamos almoçando, e cedeu de uma vez devido à chuva que teve no sábado, pois passou o dia chovendo”, explicou.

Medidas em caso de perigo de desabamento

Segundo a Secretaria Municipal de Defesa Civil, existem algumas medidas que podem ser adotadas, para garantir mais segurança em caso de risco de desabamento.

  • Saia imediatamente do local;
  • Procure abrigo em lugares sem perigo de deslizamento;
  • Não se arrisque sem necessidade, não entre no local do deslizamento, somente pessoas especializadas em salvamento podem entrar;
  • Informe a Defesa Civil. Ligue 199 ou (86) 3223-7366. O atendimento é 24h, todos os dias da semana.

Bárbara Rodrigues e Gorete Santos
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais