Infarto pode ser silencioso e sem dor, diz especialista; saiba como identificar

 

 

O infarto ocorre quando o coração não recebe sangue adequadamente e identificar os sintomas dele pode ser crucial para a vida do paciente. Pesquisas recentes mostram que no Brasil, mais de 1.100 pessoas morrem por dia por doenças cardiovasculares, problemas do coração e da circulação. 

Nesses caso, o atendimento médico precisa ser feito de forma imediata, mas algumas pessoas enfartam sem apresentar dor no peito, o que pode dificultar a descoberta do problema.

“O coração é irrigado por vários vasos chamados de coronária e quando há a interrupção abrupta do fluxo desse vaso e há uma diminuição da oxigenação ocasionando a morte do miocárdio e levando ao infarto agudo, (...) mas nem sempre o paciente sente dor. (...) É possível o paciente ter sintomas devido a obstrução, como um desconforto epigástrico (dor no estômago), apresentar náuseas, vômitos e até sudorese", explica o cardiologista Caubi Medeiros. Foto: Reprodução  

Como alerta, Medeiros orienta que é de suma importância que o atendimento à vítima seja imediato. "A orientação é que a população não deixe de procurar atendimento médico de urgência quando tiver alguns desses sintomas. O infarto é uma doença onde o tempo é determinante para que o paciente possa ter o restabelecimento do fluxo coronariano obstruído, mas isso deve ocorrer o mais rápido possível", enfatizou.

 

Jaqueliny Siqueira com informações do Notícia da Manhã jaquelinysiqueira@cidadeverde.com