Vacina é a forma mais eficiente de prevenção contra a febre amarela

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

 

A vacina que previne contra a febre amarela é aplicada com injeção e recomendada para todo o território brasileiro. A infecção causada pelo vírus pode atingir o fígado, o coração e levar à morte. A imunização faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação e pode ser aplicada em crianças a partir dos 9 meses e também em adultos que não foram imunizados.

Na Caderneta da Criança, o Ministério da Saúde disponibiliza informações sobre o ciclo de crescimento e as vacinas aplicadas em cada etapa da vida. Todos os imunizantes indicados são oferecidos de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

As vacinas disponíveis para a atualização são:

-Hepatite A e B; -Penta (DTP/Hib/Hep B); -Pneumocócica 10-valente; -VIP (Vacina Inativada Poliomielite); -VOP (Vacina Oral Poliomielite); -VRH (Vacina Rotavírus Humano); -Meningocócica C (conjugada); -Meningocócica ACWY (conjugada); -Febre amarela; -Tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba); -Tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba, varicela); -DTP (tríplice bacteriana); -dT/ Dupla Adulto (difteria e tétano); -dTpa adulto (difteria, tétano e coqueluche); -Varicela; -Pneumocócica 23-valente – Pneumo 23v; -HPV quadrivalente (papilomavírus humano); -BCG.

A campanha coincide com a vacinação contra Covid-19, que está em andamento. As vacinas Covid-19 podem ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação na população a partir de três anos de idade.

 

Fonte: Ministério da Saúde