Luís Fábio faz balanço do ano e tem Pan-Americano de atletismo como foco em 2023

Após a medalha de prata conquistada no Sul-Americano de atletismo o piauiense Luís Fábio está de volta a sua ‘terrinha’. A medalha de prata no lançamento de disco após cravar a marca de 50m77cm está sendo comemorada e junto com a competição também é feito um balanço do ano e em especial um planejamento para a temporada 2023. 

“As últimas semanas foram duas competições importantes que me deu vaga para o Sul-Americano. Dois climas completamente diferentes, pois em Cuiabá enfrentei 38 graus o que estou acostumado e no Sula me atrapalhou um pouco porque lá estava na casa dos 14 e 15 graus e isso me deixou um pouco frio. Não consegui aquela soltura que normalmente eu consigo dentro das provas. Essa medalha tem um peso muito importante, pois você está carregando uma nação quando você entra dentro da pista. Dá para dizer que é um início, é uma base para que daqui a pouco a gente esteja nas olimpíadas”, frisou Luís Fábio, sobre a prata no Sul-Americano. 

Esse ano Luís Fábio acabou tendo uma quantidade menor de competições do que planejava. O calendário do estado teve apenas uma competição e logo em seguida, de cara, enfrentou os torneios regionais, nacionais e internacionais em sequência. Ao total, seis campeonatos no ano, enquanto a maioria dos seus adversários tinham competido duas ou até três vezes mais no ano, mas apesar desse cenário, o saldo é positivo, pois o piauiense enumerou pódios, entre os principais foi campeão do Brasileiro Interclubes categoria sub23 e vice-campeão no Sul-Americano. 

“Nessas últimas duas competições eu aproveitei para ver meus erros para que não possa cometer próximo ano. Entrar em uma base mais forte e concentrada nos meus erros para ano que vem chegar na categoria adulto mostrando o porquê que cheguei, mostrando resultados”, narrou Luís Fábio.

Uma das competições alvo da temporada 2023 são os jogos Pan-Americanos, em que o piauiense ainda não tem o índice, mas está buscando. Outra competição foco é o Troféu Brasil, principal competição de atletismo do país em que esse ano o piauiense bateu na trave, pois adoeceu em meio a competição, mas para o ano de que vem chega como forte candidato ao pódio. 

 

Com a temporada de competições 2023 encerrada. A programação de Luís Fábio terá uma semana de descanso e ainda neste mês de outubro ele retorna as pistas para reiniciar os treinamentos. 

 

 

Pâmella Maranhão redacao@cidadeverde.com