Ramon e Prass brilham, e Vasco vence o Ceará

O Vasco não se apresentou de forma brilhante, mas teve em Ramon uma arma mortal, e também contou com grande atuação do goleiro Fernando Prass. Graças ao lateral-esquerdo, que anotou um gol e criou a jogada do outro, o Vasco venceu por 2 a 0 o Ceará na tarde deste sábado, no Castelão, pela segunda rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time carioca chegou a seis pontos e assumiu a quinta posição da competição. Já o Alvinegro, com apenas um, é o 13° colocado.

"Como dizem, pegou na veia. Fico muito feliz com esse gol, até porque estava sendo cobrado. Dedico ao time e a todos do elenco, até os que ficaram no Rio de recuperando de lesão", disse o 'herói' do dia, Ramon.  

O Vasco volta a campo na quarta-feira, contra o Vitória, em Salvador, pela partida de volta das quartas-de-final da Copa do Brasil. Já o Vozão terá uma semana de treino até encarar o Bahia, sábado, fora de casa.

O gramado alto e extremamente irregular do Castelão tornou os primeiros dez minutos de jogo repleto de passes errados, sobretudo, e surpreendentemente, dos donos da casa. Aos poucos, porém, os jogadores foram entendendo melhor as nuances do terreno.

Mais organizado, o Vasco mantinha a posse de bola, mas falhava no último toque. O lateral-esquerdo Ramon, que não dava chances a Boiadeiro na 'correria', aparecia como a grande arma ofensiva dos cariocas.

O ímpeto inicial dos cruzmaltinos perdeu força a partir dos 20 minutos e o ritmo do jogo tornou-se mais lento. Com dificuldades na sua intermediária, o Ceará rifava a bola. À exceção de alguns cruzamentos para a área, o time não criava nada de perigoso.

Porém, nos últimos minutos do primeiro tempo, de forma repentina, o Alvinegro 'resolveu' entrar em sintonia, encurralou o Vasco e inflamou sua torcida. Aos 40, Wellington Amorim teve chance clara, mas desperdiçou.

Na volta do intervalo, os donos da casa tentaram manter o ritmo do fim da primeira etapa. E, no início, até conseguiram. Contudo, aos cinco, após saída errada de bola, Ramon acertou bonito chute de fora da área e abriu o placar para os visitantes.

O Vasco seguiu melhor, manteve a posse de bola, mas desperdiçou uma série de bons contragolpes. Aos poucos, o Ceará foi tomando as rédeas, e voltou a pressionar. Acuado na defesa, o time cruzmaltino passou a cometer mais faltas e Fernando Prass teve de 'salvar a pele' do time em ao menos duas oportunidades.

O sufoco acabou não surtindo efeito concreto e opilação seguiu em branco para os cearenses. Aos 37, Léo Lima aproveitou rebote para fazer o segundo e decretar a vitória da equipe de São Januário, que segue firme no caminho de retorno à Série A. Mas a estrada é longa: 36 rodadas estão por vir.

CEARÁ 0 x 2 VASCO

CearáMarcelo Bonan; Boiadeiro, Fabrício, Erivelton e Fábio Vidal; Michel, João Marcos (Branquinho), Geraldo e Reinaldo (Ésley); Wellington Amorim e Preto (André Néles).Técnico: Zé Teodoro

VascoFernando Prass; Paulo Sérgio, Vilson, Gian e Ramon; Amaral, Nilton (Bruno Galo), Léo Lima e Enrico (Mateus); Magno (Edgar) e Elton.Técnico: Dorival Júnior

Data: 16/05/2009 (sábado)Local: Castelão, Fortaleza (CE) Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)Auxiliares: Erich Bandeira (Fifa-PE) e Ubirajara Ferraz Jota (PE) Cartões amarelos: João Marcos (CEA); Léo Lima, Amaral, Edgar, Ramon e Elton (VAS)Gols: Ramon, aos cinco minutos e Léo Lima, aos 37 minutos do segundo tempo     Fonte: Uol
Tags: