Átila: Congresso não vai aprovar 3º mandato para presidente

Em entrevista ao Jornal do Piauí, o deputado Átila Lira (PSB) criticou pontos da Reforma Política que, em sua opinião, não será aprovada em tempo hábil para a próxima eleição pelo Congresso Nacional. “Não há mais tempo para Reforma Política. A proposição do PSB é apresentar outra alternativa”, afirmou.

O deputado piauiense criticou dois pontos principais da reforma, que são a lista de candidatos (em que os partidos apresentarão uma lista de candidatos e o eleitor vota no partido) e o financiamento público de campanhas (o governo federal destinaria verba para os partidos fazerem campanhas políticas).

Átila acredita que o recurso da lista pode levar ao bipartidarismo, dando maiores poderes aos dois maiores partidos vigentes no país. Quanto ao financiamento, o temor é onerar a carga tributária, prejudicando os contribuintes.

Sucessão no Piauí Perguntado sobre a posição do PSB na sucessão estadual, o deputado afirma que o partido seguirá incondicionalmente o governador Wellington Dias.

“Essa ano de 2009 servirá para a gente encontrar saídas. Não precisa se afobar agora. Não temos pressa. O PSB vai procurar ser aliado incondicional do governador Wellington Dias, visando ter a melhor solução para os partidos da base. Essas questões serão avaliadas daqui para o próximo ano. Só se ganha eleição se for todo mundo junto e há como acomodar todos os interesses, inclusive o PMDB. O PTB é mais difícil porque já tem um candidato. É mais difícil colocar todo mundo numa cesta só”, comentou.

Leilane Nunesleilanenunes@cidadeverde.com

 

Tags: