Rafael Fonteles e Themístocles Filho são diplomados governador e vice do Piauí

Atualizada às 20h30

O governador eleito, Rafael Fonteles (PT), e o vice Themístocles Filho (MDB), foram diplomados nesta sexta-feira (16) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) . O mandato inicia em 1º de janeiro de 2023 e vai até 31 de dezembro de 2026. A cerimônia, comandada pelo presidente do TRE, Erivan Lopes, acontece no auditório do prédio antigo do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI). O senador eleito Wellington Dias (PT) também foi diplomado, além dos deputados federais, estaduais e suplentes.

O governador eleito foi pontual e chegou por volta das 19h ao TJ, horário marcado para solenidade de diplomação. Ele estava acompanhado da esposa Isabel Fonteles e dos três filhos: Teresa, Thomáz e Elisa. 

“É um momento de muita emoção para mim. As nossas contas foram aprovadas por unanimidade. Então, agora, a Justiça Eleitoral nos diploma para ter legitimidade perante o povo para assumir o Governo do Piauí. É um momento histórico para mim e para minha família, um momento de trabalhar com toda a energia que tenho para resolver os problemas do nosso povo”, declarou. 

Quem é Rafael?

É bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), curso concluído aos 19 anos. É Mestre em Economia Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA-RJ), concluído aos 21 anos. Premiado em Olimpíadas Internacionais de Química (2002), Física (2002) e Matemática (2004) na Holanda, Indonésia e Macedônia, respectivamente.

Foi professor de Matemática do Instituto Dom Barreto. Foi secretário estadual da Fazenda do Piauí de janeiro de 2015 a 31 de março de 2022, e coordenador do PRO-Piauí, o maior programa de investimentos do governo estadual, movimentando mais de R$ 4 bilhões.

Filho do ex-deputado federal Nazareno Fonteles, Rafael é casado com Isabel Fonteles e pai de três filhos: Teresa, Thomaz e Elisa.

Foto: Alysson Dinis

O petista teve 1.115.139 votos (57%) dos votos válidos contra 811 mil votos (41%) do candidato do União Brasil, Sílvio Mendes. Com a vitória de Rafael Fonteles, o Partido dos Trabalhadores mantém a hegemonia de 19 anos no poder.

Primeiras ações como governador

Rafael Fonteles adiantou que levará ao presidente eleito, a problemática do teto de 18% fixado para as alíquotas do ICMS. A medida sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) neste ano teve impacto direto no orçamento do estado. O impasse foi judicializado junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).

“Houve um acordo parcial celebrado entre os governadores, a União e o Congresso, que resolve pouco mais de 10% do problema. Outra parte ficou para uma comissão. O fato é que o problema existe para os estados brasileiros e isso será abordado na primeira reunião com o presidente Lula. Ontem já estive com Alckmin externando a problematica. Sem dúvidas, será o primeiro ponto tratado na reunião”, explicou. 

Rafael Fonteles também saiu em defesa da reforma tributária no país: “o ministro Fernando Haddad nos ligou, pois está formando uma equipe comprometida com esse tema. Como eu sempre tenho dito, é a única reforma capaz de conciliar a responsabilidade fiscal, com competitividade e Justiça social”, acrescentou.

O vice-governador eleito Themistocles Filho (MDB) chegou logo após Rafael Fonteles e destacou a expectativa para a próxima gestão. “O Rafael será um bom governador para o Piauí”, disse. 

O senador eleito Wellington Dias (PT) pontuou que o rito da diplomação também é um momento para avaliar a dimensão da responsabilidade do cargo. O petista esteve ao longo dos últimos dias em Brasília e retornará no próximo domingo (18). Ele articula a aprovação da PEC da Transição na Câmara Federal. A medida assegura recursos para que Lula possa prosseguir com ações programadas para o governo, a exemplo da retomada do programa Bolsa Família. 

“Estou recebendo com bastante responsabilidade. Sei que tem o momento das comemorações, mas aí quando a gente põe a cabeça no travesseiro, vê o tamanho da responsabilidade. É a segunda vez que eu volto ao Senado pela vontade do povo do Piauí. Sei que ainda tem muita coisa pra gente avançar”, disse. 

O senador eleito evitou comentar acerca da possibilidade de assumir um ministério: “Vamos aguardar, a decisão é do presidente Lula”, respondeu ao ser questionado por jornalistas.

Questão superada

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), em entrevista, disse que qualquer questionamento quanto a seguridade das urnas é uma “questão superada”. 

“É uma questão já suplantada, ultrapassada. A Justiça Eleitoral mostrou que as urnas são confiáveis e o sistema eleitoral brasileiro é exemplo para o mundo inteiro”, disse. 

“Essas são questões, acredito que em pouco tempo, superadas e diluídas. É uma manifestação de insatisfação pelo resultado da eleição, mas que tem que ser aceito. Há quatro anos existe quem perdeu a eleição, quem perdeu agora também tem que aceitar”, disse sobre as manifestações de apoiadores de Bolsonaro, que questionam o resultado das urnas.

O procurador Marco Túlio Lustosa, do Ministro Público Eleitoral (MPF-PI), disse que as fake news -noticias falsas - já não têm o mesmo efeito que tiveram nas eleições de 2018. Segundo ele, é assegurado dizer que as campanhas que promoveram a divulgação de mentiras não influenciaram o resultado das urnas. 

“Enxergamos nessas eleições que essas notícias falsas não tiveram o mesmo efeito nocivo de outras eleições e não influenciaram no resultado do pleito eleitoral […] certamente o eleitor brasileiro está mais consciente é capaz de identificar uma notícia falsa”, disse.

A diplomação

A entrega dos diplomas acontece após o término do pleito, a apuração dos votos e o vencimento dos prazos de questionamento e de processamento do resultado da votação. Para receber o diploma, os candidatos eleitos precisam estar com o registro de candidatura deferido e as contas de campanha julgadas. O prazo limite para diplomação é 19 de dezembro.

Veja a lista completa dos diplomados:

Governador e Vice-Governador

Rafael Tajra Fonteles Themístocles de Sampaio Pereira

Senador

José Wellington Barroso Dias Antônia Jussara Gomes Alves Sousa Lima – 1ª Suplente José Amauri Pereira de Araújo – 2º Suplente

Deputado Federal

Átila de Melo Lira Flávio Rodrigues Nogueira Florentino Alves Vera Neto Francisco de Assis de Oliveira Costa Jadyel Silva Alencar José Dias de Castro Neto Júlio César de Carvalho Lima Júlio Ferraz Arcoverde Marcos Aurélio Pádua Ribeiro Gonçalves de Sampaio Rejane Ribeiro Sousa Dias

Suplentes

Fábio Abreu Costa – 1º Suplente Margarete de Castro Coelho – 1ª Suplente Merlong Solano Nogueira – 1ª Suplente Elmano Férrer de Almeida – 2º Suplente Tatiana Maria Melo Guimarães – 2ª Suplente Wilson Nunes Martins – 2º Suplente Antônio Francisco Félix de Andrade – 3º Suplente Francisco Samuel Lima Silveira – 3º Suplente 

Deputado Estadual

Aldo Gil de Medeiros Ana Paula Mendes de Araújo Santana Antônio Henrique de Carvalho Pires Bárbara Carvalho da Silveira Soares Carlos Augusto Gomes de Souza Evaldo Gomes da Silva Fábio Henrique Mendonça Xavier de Oliveira Fábio Nuñez Novo Felipe de Souza Rezende Sampaio Firmino Soares Paulo Flávio Rodrigues Nogueira Júnior Francisco das Chagas Limma Francisco José Alves da Silva Georgiano Fernandes Lima Neto Gil Carlos Modesto Alves Gustavo Sousa de Neiva Hélio Isaías da Silva Janaínna Pinto Marques Tavares Jeová Barbosa de Carvalho Alencar João Mádison Nogueira José Hélio de Carvalho Oliveira José Icemar Lavôr Néri Marden Luís Brito Cavalcante e Meneses Maria das Graças de Moraes Souza Nunes Pablo Dantas de Moura Santos Rubens de Sousa Vieira Severo Maria Eulálio Neto Thales Coelho Pimentel Vinícius Pontes do Nascimento Wilson Nunes Brandão 

Suplentes

Bessah Araújo Costa Reis Sá – 1º Suplente Gessivaldo Isaías de Carvalho Silva – 1º Suplente Paulo Cezar de Sousa Martins – 1º Suplente Simone Pereira de Farias Araújo – 1º Suplente Warton Matias Lacerda e Oliveira – 1º Suplente Dogival Vidal dos Reis Neto – 2º Suplente Evildo Monção da Silva – 2º Suplente Jonas dos Santos Filho – 2º Suplente Luiz Henrique Sousa de Carvalho – 2º Suplente Miguel Borges de Oliveira Neto – 2º Suplente Elisângela Maria dos Santos Moura – 3º Suplente Marcos Vinícius Cunha Dias – 3º Suplente Scheyvan Xavier Lima – 3º Suplente Telmo Neves Dias – 3º Suplente Tiago Mendes Vasconcelos – 3º Suplente

Paula Sampaio e Hérlon Moraes redacao@cidadeverde.com