Bula de medicamento: para que serve e o que ela deve conter?

 

Foto Freepik

 

Bula é um documento legal sanitário que traz orientações sobre o modo de uso de medicamentos. É uma ferramenta fundamental para o consumidor e para os profissionais de saúde, pois informa os riscos e a forma correta de fazer uso daquele determinado remédio.

A leitura das informações sobre o medicamento é essencial para que o paciente não consuma uma substância a que ele é alérgico. E mais: pelo documento é possível saber se o produto pode interferir no efeito de outros remédios que a pessoa esteja tomando.

As bulas devem conter informações sobre:

-Prescrição; -Preparação; -Administração; -Advertência; e -Orientações para o uso seguro e tratamento eficaz.  

As bulas para o paciente devem conter três partes, sendo elas: identificação do medicamento, informações ao paciente e dizeres legais.  

Formato especial

A bula em formato especial é aquela destinada aos portadores de deficiências visuais. As empresas disponibilizam três formatos de bulas para escolha:

I - em áudio ou em texto, com formato passível de conversão para áudio, utilizando meio magnético, meio óptico, meio eletrônico ou serviços e recursos da internet;

II - impressas em Braille;

III – impressas com fonte ampliada.

Bulário Eletrônico

O objetivo do Bulário Eletrônico é facilitar o acesso rápido e gratuito pela população e profissional de saúde às bases de dados das bulas de medicamentos. A ferramenta disponibiliza também conteúdo para educação em saúde, legislação específica sobre o assunto e endereços eletrônicos de interesse na área de saúde.

 

Fonte: Ministério da Saúde