Folguedos será no Albertão devido os estragos das chuvas

As chuvas também afetaram a realização da 33ª edição dos Folguedos. Uma das maiores festas populares do Nordeste será realizada na vila Olímpica do estádio Albertão. O lançamento do evento ocorreu ontem e a maior quadrilha a céu aberto será realizada entre os dias 19 a 28 de junho.     O diretor da Fundac, Chagas Vale, explicou hoje (04) no Jornal do Paiuí que um laudo ainda não concluído indica infiltração no solo da Potycabana. Após a invasão das águas do rio Poti na enchente, foram identificadas algumas fissuras naquela área. Além disso, parte do solo afundou.   "Como a gente tem muito movimento, barulho de som e parque infantil durante os folguedos, manter o evento na Potycabana seria irresponsabilidade", afirma Chagas Vale. O diretor disse ainda que há 4 anos o Ministério Público orienta para que a Fundac procure outro espaço, devido o tráfego que fica bastante intenso nos dias do festival.  

      A decoração da Vila Olímpica do Estádio Albertão começou na última terça (02). De acordo com Chagas Vale, o espaço será melhor e mais estruturado, principalmente com relação a estacionamento. "Aquela parte utilizada pelo Detran para testes de manobra tem capacidade para 3 mil veículos. Então, já teremos um estacionamento que não havia na Poticabana", diz.  

O festival já tem confirmada a participação de grupos folclóricos de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná e Pernambuco. No total, são 180 grupos que se apresentarão durante o encontro, além das 100 atrações do palco Nacional e das Tradições. A mostra de quadrilhas terá a participação de 50 grupos diferentes. A estimativa é de que 250 mil pessoas visitem o Encontro Nacional de Folguedos do Piauí.   Nayara Felizardo(Especial para o Cidadeverde.com)redacao@cidadeverde.com
Tags: