Afinal, faz bem dividir a cama com os pets? Entenda

 

Foto: Freepik

 

Pets adoram tomar conta de todos os espaços da casa. E a cama do dono certamente é um dos seus locais preferidos. Mas, compartilhar nosso leito com os animaizinhos é uma boa alternativa? Quais os prós e contras de ter amigos de quatro patas na cama? Há efeitos em nossa saúde, sejam eles bons ou ruins?

Pensando nessas questões, a especialista em sono, Theresa Schnorbach, traz importantes informações e respostas sobre ter os pets dormindo com seus tutores.

Vantagens

Quando estamos sem parceiros, dormir com animais de estimação diminui a insônia e melhora a qualidade do sono. A título de exemplo, um estudo de 2018 sobre o sono das mulheres comprovou que cães pouco ou nada perturbavam seus sonos e ainda despertava uma forte sensação de segurança e conforto.

Um outro estudo, conduzido pela National Library of Medicine, descobriu que dormir com animais de estimação ou interagir regularmente com eles pode aumentar a interação social de uma pessoa, além de melhorar sua saúde mental. Não é por acaso que animais são usados em várias técnicas de terapia, constituindo-se num grande apoio para pessoas solitárias ou que sofrem de certas condições de saúde mental.

Por outro lado, dormir com o dono também beneficia os cachorros, porque os ajuda a se sentirem amados e seguros. O cão considera seu tutor como parte da matilha, o que lhes traz fortes benefícios emocionais. Assim, dormir com o animal permite que ele crie um forte apego ao dono, beneficiando seu sono.

O mesmo vale para os gatos que experimentam o mesmo sentimento territorial dos cães. Se decidem dormir com o dono, é porque confiam nele e o sentem como um deles. Portanto, esta é uma boa forma de demonstrarem seu carinho e amor.

Desvantagens

Apesar disso, dormir com pets pode não ser benéfico para os humanos. Animais como gatos, que são mais ativos durante a noite, podem, em consequência, prejudicar a qualidade do sono de seus donos. 

Por outro lado, os pelos desses animais também podem causar incômodo, ao provocar reações alérgicas em pessoas suscetíveis ou ao agravar a saúde de quem sofre de febre do feno. Animais de estimação podem, ainda, espalhar germes ao lamber o rosto ou o corpo de seu dono, aumentando, mesmo que em pequena proporção, o risco de doenças.

Dicas para dormir com animais de estimação

Se você planeja permitir que seu animal de estimação passe a dormir em sua cama, existem várias providências a serem tomadas, garantindo-se, assim, o sono mais seguro e tranquilo possível. Abaixo, algumas orientações:

-Leve seu cachorro para passear à noite, para deixá-lo cansado.

-Estabeleça limites e domínios com o pet na hora de dormir.

-Treine os animais para esperar que o deixem na cama.

-Se o animal de estimação se comportar mal ou de forma agressiva, tire da cama imediatamente.

-Certifique-se de que seu animal de estimação esteja limpo.

-Mude regularmente a roupa de cama, para ficar livre dos pelos dos animais.

-Leve seu pet para visitas regulares ao veterinário para que sejam examinados e vacinados, evitando, assim, a transmissão de germes e doenças.

-Escolha um colchão como o Emma Original, com tecnologia que bloqueia o movimento e garante uma noite de paz para quem dorme em casal ou, no caso, com o pet. Além de

-Utilize um bom protetor de colchão, como o da Emma, que é lavável, altamente respirável, tem toque macio, tecnologia AllergyShield, contra os ácaros da poeira e as alergias a pelos de cães e gatos, e é 100% impermeável protegendo o colchão de comidas, bebidas, animais de estimação, e qualquer outro imprevisto! 

 

 

Da Redação redacao@cidadeverde.com