Monja Coen ministra palestra de autoconhecimento no TRT-22

A monja Coen Roshi, uma das líderes espirituais mais respeitadas no país, está em Teresina para ministrar uma palestra de autoconhecimento na XX Semana Institucional do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Regional (TRT-22). O evento acontece nesta sexta-feira (31), às 8h30, no auditório Serra da Capivara, localizado no edifício-sede do TRT-22.

Em entrevista ao Notícia da Manhã, a monja Coen explicou que objetivo da sua palestra será provocar a reflexão através do questionamento “Qual a sua pergunta verdadeira?”.

“Nós precisamos despertar, a nossa mente tem uma capacidade incrível de conhecimento, de encontrar a verdade e o caminho, mas as vezes nós nos perdemos na superficialidade da vida diária. A vida diária é importante, mas qual é a pergunta que estar por trás de tudo isso, qual o propósito da nossa vida, o que é essencial, o que é fundamental? A gente não pode esquecer isso. Então é uma provocação, reflitam, pensem, meditem, as vezes a gente tem que parar o que está fazendo e voltar ao seu eixo de equilíbrio para pode responder melhor ao mundo”, explica.

Para responder a  essa pergunta, a monja Coen destaca que as pessoas precisam procurar a resposta dentro delas mesmas já que a verdade está em todo o lugar.

“[A fonte da resposta] está em cada um de nós, no nosso mais íntimo, nós temos que procurar em nós, a verdade está em toda a parte, da menor partícula ao maior espaço, tudo é manifestação do sagrado, mas esse sagrado habita em nós também e nós temos que chamá-lo, provocá-lo, se não houver procura não há encontro porque o encontro é a procura”, ressalta.

 A monja Coen complementa ainda que recomenda sempre a meditação na busca do equilíbrio e sabedoria. 

“Eu recomendo sempre a meditação sentada, têm livros, ensinamentos das várias tradições espirituais, todos temos acesso a sabedoria, mas temos que procurá-la e se a gente sentar um pouquinho em silêncio e ouvir essa voz interior profunda, que é a voz da verdade que estar em nós, nós podemos despertar e quem desperta cuida, cuida não só de si, da natureza, meio ambiente, da vida, das pessoas que você encontra e não vai ter discriminações, preconceitos, mas vai ter acolhida e transformação”, finaliza.

Além da monja Coen, o evento do TRT-22 também terá a palestra da ministra Morgana de Almeida Richa, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que irá abordar “Audiências e julgamentos - presenciais e telepresenciais”. A programação começa às 8h30 com a ministra Morgana de Almeira e em seguida, com a palestra da monja Coen. 

 

Rebeca Limado  redacao@cidadeverde.com