Governador lança pacto pela Educação e diz que Piauí será 1º lugar no Ideb em 2025

 

O governador Rafael Fonteles (PT) lançou o compromisso de colocar o Piauí no primeiro lugar do Ideb em 2025. O desafio foi anunciado na manhã desta segunda-feira (22) durante a entrega da reforma do Centro de Ensino em Tempo Integral Pinheiro Machado, no bairro Dirceu,  zona Sudeste de Teresina. 

Na reforma da escola, fundada em 1974, foram investidos mais de R$ 1 milhão. 

"Temos aqui o modelo campeão, a junção do ensino em tempo integral com o ensino profissionalizante", destacou o governador Rafael Fonteles. 

O governador também propôs um pacto pela Educação. " Vamos fazer um pacto: todo estudante na escola 8h por dia. Se o aluno tiver que trabalhar que seja no estágio vinculado ao programa pedagógico da instituição. Só assim vamos conseguir fazer a mudança geracional que estamos nos propondo", frisou o governador. 

O pacto foi reforçado pelo secretário de Educação, Washington Bandeira. "Vocês sairão daqui preparados para ingressar no ensino superior e ingressar no mercado de trabalho, no curso que vocês quiserem e na profissão que vocês desejarem", salientou o secretário de Educação. 

O modelo de ensino implementado no CETI Pinheiro Machado foi elogiado pela secretária executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, ex-governadora do Ceará.

 "No MEC não precisamos inventar a roda. Vemos o que está sendo feito de bom e replicamos para todo o Brasil. E isso aqui é um exemplo muito bom. A oferta de tempo integral é um compromisso do MEC. Aqui vocês fazem essa uma visão sistêmica, com uma infraestrutura adequada para professores e alunos e, ainda a oferta de cursos profissionalizantes nesta etapa da vida dos jovens. Isso dá ao aluno a possibilidade de se preparar para o mercado e seguir estudando. O Piauí melhor, um nordeste mais forte e um Brasil é o que todos desejamos", disse Izolda Cela.

A reforma do CETI mexeu com a comunidade escolar. Professores, alunos e até pais estiveram na escola para prestigiar a entrega da reforma. 

A diretora da escola, Rejane Coelho, se emocionou ao relembrar os dias de aluna, professora e agora diretora da escola. "Eu estudei aqui, voltei como professora e estou diretora é impossível não se emocionar com o que está acontecendo aqui hoje. Vivemos um momento especial no CETI Pinheiro Machado, que tem uma história bonita de entrega e dedicação a sua comunidade. Temos hoje uma escola ampliada, totalmente climatizada, que é o sonho de qualquer aluno e qualquer professor", disse a diretora. 

A aluna do primeiro ano do ensino médio Isabela Carvalho Resende, agradeceu em nome dos alunos. "Hoje só temos uma palavra, gratidão. Gratidão por estamos juntos, pelo prédio reformado e ampliado, está estampada no rosto de vocês a esperança de poder estudar numa escola de qualidade", frisou a aluna. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Sobre a escola 

Com 255 alunos matriculados no Ensino Médio, o CETI Pinheiro Machado passou por uma ampla reforma, que incluiu a ampliação, modernização e revitalização da unidade, composta por 12 salas de aula, biblioteca, Laboratório de Ciências, Laboratório de Informática, refeitório completo com cozinha, quadra poliesportiva com vestiários, bloco administrativo e banheiros.

 

Flash Adriana Magalhães redacao@cidadeverde.com