Moradores flagram jacarés vivendo em grotão na zona Sul de Teresina

Moradores do bairro Cristo Rei, na zona Sul de Teresina, flagraram cerca de quatro jacarés vivendo em um grotão no cruzamento da Rua Canadá com a Avenida Celso Pinheiro.

Em outro registro, realizado no mês de março deste ano, um dos animais chegou a aparecer na calçada de uma das residências da região após uma forte chuva que atingiu a capital

“Eu que achei ele aqui na porta, no dia de uma enxurrada que deu pesada, saiu da galeria ali e veio para cá. Eu espantei para voltar lá para a galeria, o recanto dele”, disse o dono da residência.

A situação também preocupa biólogos e ativistas já que este não é o habitat natural desses répteis.

“Esse grotão fica próximo do Rio Poty. Possivelmente, a boca desse grotão desagua no rio, então no período de reprodução por exemplo, eles ficam querendo achar novos lugares para reproduzir e pode ter subido esse corrente d’água até esse local onde eles foram encontrados”, explicou o biólogo Ribamar Rocha.

Ribamar Rocha destacou ainda que o ambiente prejudica a qualidade de vida do animal já que ele pode estar exposto a poluição e contaminação.

“No caso do animal, ele vai ser impactado principalmente pela poluição, pode ele pode estar comendo coisas inadequadas, a própria água onde ele vai está vivendo ali vai estar contaminada, poluída, então isso vai prejudicar a qualidade de vida desse animal que é um animal silvestre”, ressaltou. 

O especialista orienta que a população não importune os animais para evitar acidentes.

“Não mexer com eles, eles são animais tranquilos quando eles estão no ambiente deles. Agora se as pessoas forem importunar ele podem se estressa e claro eles vão defender porque eles vão considerar aquilo já um ambiente deles”, alerta o biólogo.

A captura de animais silvestres pode ser realizada pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), através do 190, ou pela Guarda Ambiental, grupo especializado da Guarda Civil Municipal (GCM) de Teresina, por meio do 153. 

Ao Notícia da Manhã, o BPA informou que já tomou conhecimento sobre o caso dos jacarés e que irá tomar as medidas cabíveis.

 

Rebeca Lima e Idria Portela (TV Cidade Verde)  redacao@cidadeverde.com