Lira anuncia acordo de cooperação da Câmara com Parlamento português

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), participou da abertura da 11ª edição do Fórum Jurídico de Lisboa, em Portugal, nesta 2ª feira (26.jun.2023). Lira anunciou a assinatura de um acordo de cooperação da Câmara dos Deputados com o Parlamento português. 

Em seu discurso, Lira destacou os ataques do 8 de Janeiro, um dos momentos "mais lamentáveis" da democracia brasileira. "Mobilizados principalmente por meio de redes centenas de brasileiros vandalizaram os edifícios que simbolizam a institucionalidade brasileira. As cenas correram o mundo em tempo real. [?] Estão ainda presentes na nossa memória, nos debates e nos procedimentos investigatórios. Nosso compromisso com a democracia não se abalou com o quebra-quebra e desrespeito", disse. 

O presidente da Assembleia da República de Portugal, Augusto Santos Silva, comunicou que a assinatura do entendimento entre o Parlamento de Portugal e a Câmara do Brasil, que será feito na 4ª feira (28.jun). 

Lira também destacou a atuação da Câmara no marco jurídico e na reforma tributária, além da retomada da análise do projeto de fake news. 

Um dos organizadores do fórum é o ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Nesta edição, os temas são as governanças digital e democrática e o Estado de Direito.  O encontro terá a participação de várias autoridades brasileiras e portuguesas:

Flávio Dino, ministro da Justiça Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Nelson Jobim, ex-ministro da Defesa Bruno Dantas, presidente do TCU Jorge Messias, ministro da AGU Luís Roberto Barroso, STF Luiz Marinho, ministro do Trabalho Jader Filho, ministro das Cidades Jaques Wagner, líder do governo no Senado Michel Temer, ex-presidente da República Geraldo Alckmin, vice-presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal Cristiano Zanin, ministro do STF Camilo Santana, ministro da Educação Aguinaldo Ribeiro, relator da Reforma Tributáia Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia André Mendonça, ministro do STF Daniela Carneiro, ministra do Turismo Luis Felipe Salomão, corregedor Nacional de Justiça

O encontro também conta com grandes nomes do empresariado brasileiro como Luiza Trajano, Presidente do Magazine Luiza, Luiz Trabuto, presidente do Bradesco e Rubens Ometto, diretor da Cosan. 

 

Fonte: SBT News