Nova lei vai incentivar empreendedorismo a pessoas com deficiência em Teresina

Fotos: Ascom/PMT

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, sancionou nessa sexta-feira (04), uma lei de incentivo ao empreendedorismo a pessoas com deficiência. O objetivo é permitir que o município possa dispor de mecanismos para impulsionar o empreendedorismo de PcDs.

A assinatura foi realizada na I Feira + Inclusão, que acontece também neste domingo (06), das 16h às 22hs, no estacionamento da Ponte Estaiada. O evento conta com diversas atividades culturais e de entretenimento, como música, dança, culinária, além da venda de produtos artesanais e orientações de direitos e inclusão no mercado de trabalho.

A ação faz parte das festividades do aniversário da capital e conta com o apoio da Prefeitura de Teresina, por meio Secretaria Municipal de Assistência Social e Políticas Públicas (Semcaspi) e da Fundação Municipal de Cultura (FMC).

“É uma alegria somar ao aniversário de Teresina. É uma lei que busca, assim como evento, incluir e incentivar práticas empreendedoras por pessoas com deficiência, que possuem total capacidade para isso. O nosso olhar é para todos”, destacou Dr. Pessoa.

Já o projeto de lei é de autoria do vereador Alan Brandão (PDT), que ressaltou os avanços da inclusão social em Teresina.

“Esse incentivo parte de ter locais específicos para esses trabalhos, políticas públicas voltadas para esse atendimento e com mecanismos empresariais voltados para pessoas com deficiência. Demos o primeiro passo e vamos continuar trabalhando para avançarmos cada vez mais”, disse o vereador.

I Feira + Inclusão

Idealizada pela Associação dos Amigos e Familiares da Pessoa com Autismo (PRISMAS), a I Feira de Inclusão tem como objetivo proporcionar um momento de lazer, interação e diversão para pessoas com deficiências, além de promover a sensibilização da sociedade para a importância da inclusão social e a quebra de barreiras que ainda persistem.

Elisângela de Oliveira, presidente da associação PRISMAS, destaca a importância desse evento pioneiro no Brasil.

“O evento representa a inclusão. Somos pioneiros no Brasil. É uma feira feita pelas pessoas com deficiência para a sociedade. Estamos sendo vistos com nossos talentos pela primeira vez. Agradecemos a Prefeitura de Teresina por esse apoio imenso e por esse olhar inclusivo. Tenho certeza que teremos muitas outras feiras”, pontuou.

 

Rebeca Lima  redacao@cidadeverde.com