Desenvolvimento do Piauí é tema de palestra em seminário

Desenvolvimento sustentável e crise econômica foram os temas do III Seminário de Iniciação Científica de uma faculdade localizada em Picos-PI. O evento contou com a participação de mais de 500 alunos que se inscreveram para conferir palestras de grandes autoridades acadêmicas e profissionais.

Uma das presenças mais aguardadas foi a do secretário de Fazenda Antônio Neto, que proferiu palestra aos estudantes na última sexta, 20, para falar do desenvolvimento piauiense.  

De acordo com a apresentação do secretário, o Piauí está em fase de notável crescimento. Ele citou um dos indicadores, o aumento do PIB estadual, que em 2003 era de R$ 8,77 bilhões e em 2010 deverá chegar a R$ 17,59 bilhões, o que representa um crescimento de 100,47%.

Segundo ele, “esse crescimento, que é fruto principalmente da modernização do Estado e da estrutura fazendária, nos permite realizar gastos com melhor qualidade nas áreas essenciais para a população. Só para se ter uma idéia, de 2003 até hoje, os gastos com saúde aumentaram em 499%, com educação, 99,18% e o resultado disso, pode ser visto, por exemplo, com o hospital Zenon Rocha em funcionamento após 18 anos do início da construção, ou com o vestibular da UESPI deste ano, em que 62% dos aprovados são provenientes das escolas públicas”, ressaltou.

De acordo com o reitor da instituição, o evento está tendo grande repercussão na sociedade local e está contribuindo para a construção de uma comunidade científica na região.

“Quando nós realizamos o I Seminário, tivemos algumas dificuldades porque aqui não havia a cultura da pesquisa na região. Hoje, é satisfatório perceber o aumento do número dos trabalhos apresentados e continuados pelos alunos. Isso nos dá uma grande motivação”.

O Seminário trouxe ainda palestrantes como a Pós-Doutora em Serviço Social Elisabeth Mota, que falou sobre ‘Realidade Contemporânea, Questão Social e Políticas Sócias no Brasil e o presidente da ONG Pró-Brasil, Uwe Weinbrecht. Também foram realizadas oficinas e mini-cursos.

redacao@cidadeverde.com

Tags: