Grupo Jihad Islâmica nega ter bombardeado hospital na Cidade de Gaza

 

In Gaza hospitals you can find hundreds of people sitting there, mostly seeking shelter. One of these hospitals’ yard was bombed leaving hundreds dead. pic.twitter.com/KxWsoRuiqp

— Muhammad Smiry ???????? (@MuhammadSmiry) October 17, 2023

 

 

O grupo extremista Jihad Islâmica Palestina negou, na terça-feira (17), ter sido responsável pelo bombardeio que atingiu o hospital Al-Ahli, na Cidade de Gaza. A organização foi acusada pelas Forças de Defesa israelenses, depois da análise de imagens de sistemas operacionais. Inicialmente, o Hamas havia apontado Jerusalém como o autor do ataque.

"A ocupação está tentando encobrir o horrendo crime e massacre que cometeram contra civis", disse o porta-voz da Jihad Islâmica, Daoud Shehab, à Reuters, classificando como mentira e invenção as acusações de Israel. 

A fala foi confirmada pelo representante da Palestina na Organização das Nações Unidas (ONU), Riyad Mansour, que disse ter provas de que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, avisou sobre o ataque. Segundo ele, vários hospitais da região foram alertados a evacuar por serem considerados bases para o Hamas e, portanto, alvos de Israel.

O hospital bombardeado estava localizado no norte de Gaza, onde as tropas israelenses ordenaram a evacuação em massa da população. Além dos feridos, centenas de famílias estavam se abrigando no local para fugir do conflito, incluindo idosos e crianças. A quantidade inicial de óbitos é calculada em 500 pelo Ministério da Saúde da Palestina.

O ataque gerou comoção internacional, fazendo com que a ONU voltasse a apelar por um cessar-fogo humanitário. O mesmo foi feito por moradores de Nova York, nos Estados Unidos, e de Montreal, no Canadá, que expressaram solidariedade aos mortos no bombardeio. Cidadãos da Itália e da Suécia também se mobilizaram.

 

Thank you Montreal! Massive protest happening in Montreal right now, condemning Israel’s bombing of Al-Ahli Baptist Hospital in Gaza. pic.twitter.com/TAfjy0TFV6

— sarah (@sahouraxo) October 18, 2023

 

 

Fonte: SBTNews