Aeródromo de Barra Grande é aberto ao tráfego; pista tem 1.200 m e receberá jatos de todo o País

 

Por Yala Sena

O aeródromo de Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia, no litoral piauiense, já está aberto ao tráfego. A autorização foi dada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) após a conclusão da obra e atender as regras da aeronáutica.

Com pista de 1.200 metros de cumprimento por 25 metros de largura, o aeródromo vai receber pouso e decolagem de aeronaves de pequeno e médio porte. A previsão é que a pista será entregue na próxima semana durante os eventos de inauguração do Porto de Luís Correia.

A obra de R$ 17 milhões vai atrair ainda mais turistas para um dos locais mais bonitos do estado, além de agilizar o tráfego de empresários no local.

Alguns aeródromos do governo do Piauí têm sido registrados como privados e não públicos. A Secretaria Estadual de Transporte explicou que fica privado, mas pertence ao estado e quando o piloto quiser fazer pouso terá que pedi autorização do Gabinete Militar. Sendo público, segundo a Secretaria, qualquer pessoa pode pousar apenas com o plano de voo.

Aumento de demanda

Com a inauguração da pista em Barra Grande, os jatos particulares não precisarão ir para o aeroporto de Parnaíba e nem um aeródromo particular em Buriti dos Lopes, que fica cerca de 40km. 

Segundo Ricardo Dantas a pista poderá receber aeronaves como monomotor, bimotor e jatos de pequeno e médio porte.

“Com tarifas mais acessíveis tem como aumentar a demanda ainda mais daquela região”, disse o consultor.  

Aeródromos já entregues:

Piripiri Valença Cocal Castelo do Piauí Ribeiro Gonçalves Santa Filomena Curimatá Alvorado do Gurgueia Bom Jesus Canto do Buriti