Cidadeverde.com

Aeródromo de Barra Grande é aberto ao tráfego; pista tem 1.200 m e receberá jatos de todo o País

Imprimir

 


Por Yala Sena

O aeródromo de Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia, no litoral piauiense, já está aberto ao tráfego. A autorização foi dada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) após a conclusão da obra e atender as regras da aeronáutica.

Com pista de 1.200 metros de cumprimento por 25 metros de largura, o aeródromo vai receber pouso e decolagem de aeronaves de pequeno e médio porte. A previsão é que a pista será entregue na próxima semana durante os eventos de inauguração do Porto de Luís Correia.

A obra de R$ 17 milhões vai atrair ainda mais turistas para um dos locais mais bonitos do estado, além de agilizar o tráfego de empresários no local.

Alguns aeródromos do governo do Piauí têm sido registrados como privados e não públicos. A Secretaria Estadual de Transporte explicou que fica privado, mas pertence ao estado e quando o piloto quiser fazer pouso terá que pedi autorização do Gabinete Militar. Sendo público, segundo a Secretaria, qualquer pessoa pode pousar apenas com o plano de voo.

Aumento de demanda

Com a inauguração da pista em Barra Grande, os jatos particulares não precisarão ir para o aeroporto de Parnaíba e nem um aeródromo particular em Buriti dos Lopes, que fica cerca de 40km. 

Segundo Ricardo Dantas a pista poderá receber aeronaves como monomotor, bimotor e jatos de pequeno e médio porte.

“Com tarifas mais acessíveis tem como aumentar a demanda ainda mais daquela região”, disse o consultor.  

Aeródromos já entregues:

Piripiri
Valença
Cocal
Castelo do Piauí
Ribeiro Gonçalves
Santa Filomena
Curimatá
Alvorado do Gurgueia
Bom Jesus
Canto do Buriti  

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais