Fotografa, triatleta, youtuber e mãe de dois; conheça Carla Machado

Foto: Redes sociais

Por Pâmella Maranhão 

‘Se alguém é uma mulher, esse alguém não é só isso’, essa frase pertence a filósofa e teórica dos Estados Unidos, Judith Butler e foi escrita em 1990.   Hoje vamos apresentar para vocês uma mulher que literalmente não é ‘apenas’ uma mulher. Carla Machado, é servidora pública, fotografa esportiva, triatleta, youtuber, esposa de Gil Samuel e mães de dois – Joaquim Machado de dois anos e quatro meses e a pequenina Helena Machado que neste domingo (12) de dia das mães completa 15 dias de nascida. 

Ao enumerar as tantas funções e obrigações de Carla a primeira pergunta que vem à cabeça é – Como ela dá conta? E ela faz questão de não romantizar a rotina atribulada e deixar claro que uma rede de apoio e muita organização são fundamentais para fazer tudo isso acontecer. 

“Uma rotina assim exige planejamento, organização, determinação, companheirismo e uma rede de apoio (a nossa é maravilhosa), que nos possibilite realizar as atividades fora de casa. Os vídeos no canal gravamos sempre que temos alguma prova algo ou para registrar a história de algum atleta aqui do Piauí. Os treinos são alternados na semana, as sessões de treino se davam especialmente no início da manhã ou à noite. Agora estou um pouco off devido ao nascimento da minha caçula. Mas na gestação pratiquei atividade física até dois antes dela nascer”, narra Carla Machado.

Como deu para notar, além da atividade física está enraizada na rotina diária da família Machado, a partir dela existem outras paixões como – contar a história de outros atletas ou apaixonados por corrida, natação e bike e documentar belos espaços que recebem provas esportivas por todo o estado do Piauí. Tudo isso, fica registrado no youtube com o canal – Aventurance. 

“As fotos esportivas fazemos nos fins de semana, nos treinos na Av. Marechal e eventualmente nas provas aos domingos, o que possibilita essa flexibilidade na semana. Pois também sou servidora pública, que hoje é meu principal trabalho. Sem dúvidas alguma, o esporte hoje já faz parte do nosso estilo de vida. O praticamos de forma constante desde 2018, inicialmente com a corrida e posteriormente migrando para o triatlhon.”, acrescentou. 

FILHOS COMO COMBUSTÍVEL 

O esporte não é responsável apenas pelo surgimento de atletas, mas principalmente pela formação social como cidadão. Muitos valores são adquiridos através da pratica constante e disciplinada de qualquer modalidade, seja de forma competitiva ou para apenas se manter em movimento. Carla, sabe muito bem disso e ressalta a importância de tentar transferir toda essa vivencia através do esporte para criação dos filhos. 

“A prática esportiva nos trouxe valores importantíssimos, que aplicamos em outras áreas da vida, tais como determinação, persistência, autocontrole, foco, exercício da paciência na conquista dos objetivos, etc. Tudo isso se tornou um combustível para enfrentar também as adversidades que a vida nos proporciona e são aspectos que gostaríamos de passar para nossos filhos”, relata a servidora pública.