Papa liga para arcebispo de Porto Alegre e manifesta solidariedade aos gaúchos

Foto: reprodução Vatican News

O papa Francisco manifestou solidariedade aos gaúchos por causa da tragédia enfrentada pelo Rio Grande do Sul, em conversa por telefone com o arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler, neste sábado (11).

Dom Jaime foi surpreendido por uma ligação do secretário do pontífice, no período da manhã. De acordo com o arcebispo, na sequência, o papa tomou o telefone e disse:

"Manifesto minha solidariedade em favor de todos que estão sofrendo esta catástrofe. Estou próximo a vocês e rezo por vocês”.

Na última quinta-feira (9), a Nunciatura Apostólica do Brasil informou que o papa destinou mais de R$ 500 mil, por meio da Esmolaria Apostólica, para auxílio dos desabrigados no Rio Grande do Sul em decorrência das fortes chuvas que atingiram o estado. O montante será repassado ao Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que abrange todo o território gaúcho.

No último domingo (5) ainda, ao final do Regina Caeli, o papa já havia manifestado sua solidariedade aos afetados pelas fortes chuvas no RS.

De acordo com o boletim mais recente da Defesa Civil do estado, as fortes chuvas deixaram 136 mortos. Elas afetaram 445 municípios e 2.039.084 pessoas. Há 339.925 desalojadas, e o número de indivíduos em abrigos é de 71.398.

Fonte: Sbt News