Arcebispo Dom Juarez visita Grupo Cidade Verde em celebração ao Dia Mundial das Comunicações Sociais

Fotos: Marina Sérvio/Cidadeverde.com

Por Bárbara Rodrigues

O arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, realizou uma visita às instalações da sede do Grupo Cidade Verde na manhã dessa terça-feira (14), em comemoração ao Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado no dia 12 de maio. Neste ano a igreja católica escolheu para discussão o tema: “Inteligência artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação plenamente humana”. 

Durante a visita, o arcebispo de Teresina conversou com a equipe do Grupo Cidade Verde, oportunidade em que falou sobre a importância da imprensa e repassou a mensagem do Papa Francisco sobre a necessidade de se discutir sobre a inteligência artificial.

“A mensagem que a igreja traz, é uma mensagem que parte do coração de Deus e que passa pelo coração humano para construir a paz e comunicação pela mente humana. A igreja também manda uma mensagem inspirada nesta palavra de nosso senhor e do papa Francisco sobre a inteligência artificial, que é o tema para esse Dia Mundial das Comunicações Sociais. Essa é a mensagem para que a gente utilize os recursos da tecnologia para comunicar a verdade a partir do coração humano, humanizar a nossa comunicação. Não deixar que a máquina fale por si só, mas que a máquina sempre seja utilizada pela pessoa humana para comunicar o bem, para criar um mundo mais humano, mais fraterno, mais solidário”, afirmou o arcebispo.

Ele explicou que em tempos difíceis, como agora onde o Rio Grande do Sul enfrenta uma grave crise humanitária, o papel da comunicação é extremamente importante.

“Como comunicadores, somos muito importantes nesse sentido. Se nós conseguimos aproximar as pessoas, nós conseguimos criar amizade social, conseguimos fomentar nos corações a solidariedade, por exemplo, nesse momento, como o Rio Grande do Sul, nossos irmãos gaúchos precisam da nossa oração, primeiramente. Eu falava com o Jaime, que é o arcebispo lá de Porto Alegre, que me dizia, primeiramente as orações. Se for possível, nos ajudem materialmente porque precisamos. Reconstituir nesse momento emergencial, resgatar vidas, restituir a esperança aquelas pessoas. Então tudo isso é bom, os meios de comunicação colaboram tanto. E se nós nos deixarmos iluminar pela palavra de Deus, pelo Evangelho, possamos fazer muito mais e melhor no mundo da comunicação, criando um mundo fraterno, humano e solidário”, destacou.

Durante a visita, o arcebispo Dom Juarez Marques, acompanhado do padre José Nery, assessor eclesiástico da Comunicação, rezaram um Pai Nosso e um Ave Maria, junto com o presidente do Grupo Cidade Verde, Jesus Tajra Filho, e a equipe que integra o grupo.