Com quase 100 atletas inscritos, Teresina recebe Meeting Paralímpico neste sábado (18)

Foto: J Neto/CPB

 

Teresina vai receber pela primeira vez o Meeting Paralímpico. A competição será neste sábado (18), a partir das 8h da manhã na Universidade Federal do Piauí e vai reunir quase 100 atletas – desde alto rendimento até nomes que estão iniciando no esporte e que irão competir pelas Seletivas Estaduais das Paralimpíadas Escolares e das Paralimpíadas Universitárias.

Diretor de Desenvolvimento Esportivo do Comitê, Ramon Pereira destacou a importância de se levar o Meeting até Teresina e da participação maciça de jovens no evento. "É uma vitória para nós. Acreditamos que a competição vai promover o Movimento Paralímpico na região, com a adesão dos piauienses, inclusive de representantes da administração pública, ampliando a prática esportiva para as pessoas com deficiência", avaliou.

O Meeting Paralímpico marca a estreia de competições organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no Estado do Piauí.

Na primeira competição do CPB no Piauí, cerca de 80% dos inscritos têm menos de 23 anos, o que está de acordo com o Plano Estratégico 2022-2024 da entidade, no qual o Comitê planeja uma renovação no paradesporto nacional. 

Entre os mais jovens inscritos para o Meeting Paralímpico de Teresina está o piauiense Thalisson Amorim da Silva, 10 anos, da classe T20 (deficiência intelectual), que disputará as provas de 100m, 200m e salto em distância na competição.

Filho de capoeirista e criado pela avó paterna, Francisca de Lima, o jovem sempre gostou de esportes, mas começou a participar de competições no ano passado. “Para nós, é uma maravilha e incentivador receber um evento como o Meeting na porta de casa”, disse Francisca, que mora com o seu neto na cidade de União, a cerca de 60 km de Teresina. “O atletismo tem mudado a vida dele. Percebo que ele interage mais com as pessoas agora”, completou a avó.

 

Meeting Paralímpico em 2024

Neste ano, o evento oferece mais modalidades e passará por todas as capitais brasileiras. Em 2024, além de competições de atletismo, natação e halterofilismo organizadas pela Diretoria de Esportes de Alto Rendimento (DEAR) do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), os Meetings também recebem etapas regionais de competições organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo (DDE): Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares e Intercentros (competição entre alunos dos Centros de Referência do CPB, projeto que aproveita espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento). 

Com isso, os Meetings passam a abrigar também disputas em três novas modalidades: bocha, tiro com arco e tiro esportivo.

 

Da redação