Entidade que atende 750 mães é uma das beneficiadas com 6 toneladas de alimentos da agricultura familiar

Por Adriana Magalhães

Para atender cerca de 750 mães solo, a Associação de Mães da Santa Maria da Codipi precisa de doações, sobretudo de alimentos.  A mesma necessidade é compartilhada pelo Centro da Juventude Santa Cabrini, que atende 200 crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 17 anos na Vila Irmã Dulce, zona Sul de Teresina. As duas entidades estão entre as beneficiadas com a doação de seis toneladas de alimentos pela Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), por meio dos Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Alimentação Saudável (PAS). 

Para a irmã Denise Morra, representante do Centro de Juventude Santa Cabrini, as doações significam esperança.

"A possibilidade de receber cestas básicas faz toda a diferença para quem vive em situação de insegurança alimentar mas, principalmente para quem sofre com a fome emergencial. Lá muitas famílias atendidas não conseguem fazer todas as refeições diárias", disse a missionária. 

Além de garantir comida no prato de crianças e adolescentes, a entidade busca retirar as crianças da rua, ofertando atividades como capoeira, artes, raciocínio lógico e leitura no contra-turno escolar. 

A esperança e a gratidão também movem os membros da Associação de Mães da Santa Maria da Codipi.

"Fazer chegar o alimento a quem realmente precisa é gratificante para gente. Na nossa região muitos têm fome e outros precisam ainda mais, porque para eles falta o acesso ao básico, outros não têm acesso à moradia e remédios",  disse Antônia Magalhães representante da associação. 

Para Marcia Alencar, da Cooperativa em Trabalho e Econômia Solidária dos Catadores de Materias Recicláveis do Território Norte (Coopcata 3Rs), a atividade desenvolvida pelas entidades é  levar dignidade às pessoas. 

"As pessoas precisam de oportunidade, sobretudo de trabalho. Na cooperativa oportunizamos que cada catadora possa ganhar o seu sustento e de sua família", disse. 

Conectando quem produz alimentos e quem vive em situação de insegurança alimentar, seis toneladas de alimentos foram doadas a representantes entidades beneficentes de Teresina. A solenidade de entrega aconteceu nesta sexta-feira  (17) e contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, do governador em exercício  Themistocles Filho, da secretária de Agricultura Familiar, Rejane Tavares, de deputados, vereadores e representantes das entidades beneficiadas.  

No total, foram investidos R$ 33 mil do Programa de Aquisição de Alimentos e do  Programa Alimentação Saudável na aquisição de seis toneladas de alimentos.

Foram entregues alimentos diversos, produzidos por agricultores familiares dos municípios de Teresina, José de Freitas e União, dentre os quais, mamão, abóbora, macaxeira, milho, feijão, banana e peixe.

Com esta entrega, serão beneficiadas 500 famílias que são atendidas por 10 entidades que atuam com famílias em situação de vulnerabilidade socioassistencial em Teresina.