Cidadeverde.com

Entidade que atende 750 mães é uma das beneficiadas com 6 toneladas de alimentos da agricultura familiar

Imprimir
  • alimentos-paa-wdias-temistocles-saf_(18).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • alimentos-paa-wdias-temistocles-saf_(6).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • alimentos-paa-wdias-temistocles-saf_(3).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • alimentos-paa-wdias-temistocles-saf_(2).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • alimentos-paa-wdias-temistocles-saf_(1).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • alimentos-paa-wdias-temistocles-saf_(21).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • alimentos-paa-wdias-temistocles-saf_(19).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • alimentos-paa-wdias-temistocles-saf_(15).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • alimentos-paa-wdias-temistocles-saf_(14).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • alimentos-paa-wdias-temistocles-saf_(13).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • alimentos-paa-wdias-temistocles-saf_(5).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • alimentos-paa-wdias-temistocles-saf_(4).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com

Por Adriana Magalhães

Para atender cerca de 750 mães solo, a Associação de Mães da Santa Maria da Codipi precisa de doações, sobretudo de alimentos.  A mesma necessidade é compartilhada pelo Centro da Juventude Santa Cabrini, que atende 200 crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 17 anos na Vila Irmã Dulce, zona Sul de Teresina. As duas entidades estão entre as beneficiadas com a doação de seis toneladas de alimentos pela Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), por meio dos Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Alimentação Saudável (PAS). 

Para a irmã Denise Morra, representante do Centro de Juventude Santa Cabrini, as doações significam esperança.

"A possibilidade de receber cestas básicas faz toda a diferença para quem vive em situação de insegurança alimentar mas, principalmente para quem sofre com a fome emergencial. Lá muitas famílias atendidas não conseguem fazer todas as refeições diárias", disse a missionária. 

Além de garantir comida no prato de crianças e adolescentes, a entidade busca retirar as crianças da rua, ofertando atividades como capoeira, artes, raciocínio lógico e leitura no contra-turno escolar. 

A esperança e a gratidão também movem os membros da Associação de Mães da Santa Maria da Codipi.

"Fazer chegar o alimento a quem realmente precisa é gratificante para gente. Na nossa região muitos têm fome e outros precisam ainda mais, porque para eles falta o acesso ao básico, outros não têm acesso à moradia e remédios",  disse Antônia Magalhães representante da associação. 

Para Marcia Alencar, da Cooperativa em Trabalho e Econômia Solidária dos Catadores de Materias Recicláveis do Território Norte (Coopcata 3Rs), a atividade desenvolvida pelas entidades é  levar dignidade às pessoas. 

"As pessoas precisam de oportunidade, sobretudo de trabalho. Na cooperativa oportunizamos que cada catadora possa ganhar o seu sustento e de sua família", disse. 

Conectando quem produz alimentos e quem vive em situação de insegurança alimentar, seis toneladas de alimentos foram doadas a representantes entidades beneficentes de Teresina. A solenidade de entrega aconteceu nesta sexta-feira  (17) e contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, do governador em exercício  Themistocles Filho, da secretária de Agricultura Familiar, Rejane Tavares, de deputados, vereadores e representantes das entidades beneficiadas.  

No total, foram investidos R$ 33 mil do Programa de Aquisição de Alimentos e do  Programa Alimentação Saudável na aquisição de seis toneladas de alimentos.

Foram entregues alimentos diversos, produzidos por agricultores familiares dos municípios de Teresina, José de Freitas e União, dentre os quais, mamão, abóbora, macaxeira, milho, feijão, banana e peixe.

Com esta entrega, serão beneficiadas 500 famílias que são atendidas por 10 entidades que atuam com famílias em situação de vulnerabilidade socioassistencial em Teresina.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais