Piauí avança em ranking e se torna estado menos burocrático para abertura de empresas no Brasil

Foto: CCom

De acordo com o ranking nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Seviços (MDIC), o Piauí se tornou o estado menos burocrático do Brasil para abertura de empresas.

Dados da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) apontam que, no primeiro quadrimestre de 2024, o Piauí obteve um aumento de 29,5% no número de inscrições em relação ao mesmo período de 2022. As 3.104 inscrições no primeiro quadrimestre de 2024 superam os resultados do mesmo período de anos anteriores, como mostra a tabela. 

Com 908 atividades econômicas classificadas como baixo risco, o processo ficou mais fácil e rápido. O resultado é percebido no aumento significativo do número de inscrições realizadas no Gov.Pi Empresas, em comparação com os anos anteriores.

O aumento é consequência da desburocratização incentivada pelo governador Rafael Fonteles, que trouxe mais incentivo para o crescimento econômico do estado, por meio do grupo de trabalho coordenado pela Jucepi que deu origem à Lei Estadual da Liberdade Econômica (lei n.° 825/2023) e ao Decreto que instituiu a listagem das Atividades Econômicas de Baixo Risco (n.º 21981/2023), em 2023.

"A instalação de mais empreendimentos significa a geração de mais empregos, a melhoria da qualidade de vida do povo e mais desenvolvimento para nosso estado", cita o governador.

A Jucepi cita que também tem atuado para acelerar a liberação das atividades de médio e alto risco para diminuir o tempo de emissão das licenças necessárias para a abertura de empresas nessas classes de risco.

Da Redação