Cidadeverde.com

Idosos denunciam cobrança no transporte coletivo rural; Strans anuncia licitação

Por Rebeca Lima e Tiago Melo (TV Cidade Verde)

Idosos do transporte coletivo da zona rural de Teresina denunciam o não recebimento do passe livre, que garante gratuidade nas passagens de ônibus para esse público. Em entrevista ao Notícia da Manhã, o diretor de Transportes Públicos da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Felipe Leal, destacou que algumas empresas já foram advertidas pela irregularidade.

“Nós somos totalmente contra essa cobrança indevida da gratuidade do idoso, pois eles são amparados por uma lei federal que garante a gratuidade no transporte coletivo tanto rural quanto urbano. Recebemos denúncias de alguns usuários de que empresas que operam no transporte rural estão cobrando essa tarifa dos idosos. De prontidão, já advertimos essas empresas para que não cobrem essa gratuidade, pois é indevida”, destacou o diretor de Transportes Públicos da Strans, Felipe Leal.

Felipe Leal também mencionou que a Prefeitura de Teresina autorizou um aporte financeiro para o sistema de transporte rural que valerá por 12 meses.

“Foi autorizado pelo prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, um aporte financeiro para este sistema de transporte rural, que necessitava desse suporte financeiro por parte da prefeitura para cobrir os custos do sistema, especialmente as gratuidades. Sabemos que a gratuidade no sistema rural é maior que no urbano, então esse aporte financeiro é crucial e é a primeira vez que estamos oferecendo esse suporte. Vamos monitorar de perto para coibir qualquer cobrança indevida aos idosos”, complementou.

O diretor anunciou também a aprovação de uma licitação para o sistema. “Quando fizemos a autorização para esse aporte financeiro, foi estabelecido no processo que em seis meses, ou seja, em 180 dias, o sistema de transporte rural na cidade de Teresina será licitado. Hoje, ele funciona de maneira precária, apenas com autorização da Strans para que essas empresas operem. Então, temos esse prazo para realizar a licitação do sistema de transporte rural", acrescentou.

Foto: Divulgação/Semcaspi 

Felipe Leal ressaltou ainda que os fiscais da Strans seguem monitorando o cumprimento do decreto que estabeleceu uma tarifa única para o transporte rural da capital.

“Foi feito um decreto pelo prefeito alterando a cobrança da tarifa no sistema rural, que antes era seccionada por regiões. Agora, unificamos e é feita uma cobrança única na tarifa, que é a mesma do urbano: R$ 4,00 para a tarifa inteira e R$ 1,35 para o estudante. Esse decreto está em vigor e estamos fiscalizando para garantir que tanto a tarifa inteira quanto a gratuidade para idosos sejam cobradas conforme o decreto”, finalizou.

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais