Interpi faz entrega de 500 títulos definitivos de terras a famílias na zona rural de Teresina

O Instituto de Terras do Piauí (Interpi) finaliza nesta quinta-feira (04) a entrega de cerca de 500 títulos definitivos de terras para as famílias dos povoados Árvores Verdes, Pimenta I e II, 13 de Março I e II, e Alto Bonito, localizados nas zonas rurais Sudeste e Leste de Teresina.

Ontem (03), uma cerimônia no Espaço de Lazer do Sintraconde, no Povoado Árvores Verdes, beneficiou os moradores dos povoados Pimenta I e II e Árvores Verdes.

Hoje (04), a cerimônia ocorrerá às 18h, no Clube Valdemar Aluísio, localizado na avenida Noé Mendes, 7680, no bairro Todos os Santos. Na ocasião, serão contemplados com o título definitivo de terras os moradores dos povoados 13 de Março I, 13 de Março II e Alto Bonito.

O evento, segundo o diretor-geral do Interpi, Rodrigo Cavalcante, marca a maior entrega de títulos na zona rural de Teresina e é resultado de uma força-tarefa conduzida pelo Interpi. O processo de atualização cadastral e identificação das famílias contempladas foi essencial para a realização dessa entrega.

"A entrega desses títulos definitivos representa mais do que um documento; é a garantia de segurança jurídica e o reconhecimento do direito dessas famílias à terra que trabalham e vivem há anos. Este é um marco histórico para a zona rural de Teresina e uma prova do compromisso do Interpi com a regularização fundiária no Piauí", afirma Rodrigo Cavalcante.

De acordo com Rodrigo Cavalcante, a iniciativa só foi possível graças ao trabalho de arrecadação de terras devolutas, que vem sendo realizado pelo Interpi em larga escala. Nos últimos 16 meses, segundo o diretor, o órgão conseguiu incorporar mais de 3 milhões de hectares de terras ao patrimônio do estado, possibilitando a regularização de diversas áreas e beneficiando milhares de famílias.

Com a entrega dos títulos, as famílias terão a possibilidade de investir em melhorias e aumentar a produtividade de suas propriedades, além de obter acesso a políticas públicas e financiamentos que exigem a comprovação da titularidade da terra.