Mandioca de 25kg é colhida em fazenda no Mato Grosso do Sul

Uma mandioca gigante pesando quase 25 kg foi colhida por Brás Paulino de Freitas, 46 anos, morador do município de Cassilândia (MS). A raiz estava plantada há mais de três anos no fundo de um terreno localizado na região central da cidade, do qual Brás é zelador.

O homem conta que se assustou quando percebeu o tamanho da raiz. "Já tirei da terra mandiocas de até 6 kg, mas tão grande assim nunca tinha visto", afirma.

Com 2,4 m de altura e 60 cm de largura, a mandioca teve que ser retirada da terra com a ajuda de uma picareta e demorou quase duas horas para ser totalmente removida. Depois, a raiz fez a alegria de muitas pessoas. "Distribuímos os pedaços para alguns vizinhos e fizemos uma panelada de quibebe com pedaços de carne, prato típico aqui da região", conta Brás.

Apesar de ser antiga, a mandioca ficou pronta para ser consumida após passar cerca de quatro horas por cozimento. Segundo Brás, o alimento faz parte da variedade fécula branca, bastante encontrada na região. No Brasil, mais de 4 mil variedades já foram catalogadas.

Em lavouras comerciais, mandiocas de 5 a 6 kg já são consideradas grandes. O normal é que cheguem a 2,5 kg em roças que tenham espaçamento de 90 por 50 cm.

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a mandioca é cultivada em todos os estados brasileiros. Em termos de área de cultivo está entre os nove primeiros produtos agrícolas do País e é o sexto em valor de produção.

Cerca de 80% do produto é utilizado para produção de farinha, 3% na extração de fécula e o restante vai para a alimentação animal.

Ainda segundo a Embrapa, o Brasil participa com mais de 15% da produção mundial. A raiz, produzida em mais de 80 países, também é conhecida pelos brasileiros como aipim e macaxeira.

Fonte: Terra

Tags: