Cidadeverde.com

Mandioca de 25kg é colhida em fazenda no Mato Grosso do Sul

Imprimir

Uma mandioca gigante pesando quase 25 kg foi colhida por Brás Paulino de Freitas, 46 anos, morador do município de Cassilândia (MS). A raiz estava plantada há mais de três anos no fundo de um terreno localizado na região central da cidade, do qual Brás é zelador.

O homem conta que se assustou quando percebeu o tamanho da raiz. "Já tirei da terra mandiocas de até 6 kg, mas tão grande assim nunca tinha visto", afirma.

Com 2,4 m de altura e 60 cm de largura, a mandioca teve que ser retirada da terra com a ajuda de uma picareta e demorou quase duas horas para ser totalmente removida. Depois, a raiz fez a alegria de muitas pessoas. "Distribuímos os pedaços para alguns vizinhos e fizemos uma panelada de quibebe com pedaços de carne, prato típico aqui da região", conta Brás.

Apesar de ser antiga, a mandioca ficou pronta para ser consumida após passar cerca de quatro horas por cozimento. Segundo Brás, o alimento faz parte da variedade fécula branca, bastante encontrada na região. No Brasil, mais de 4 mil variedades já foram catalogadas.

Em lavouras comerciais, mandiocas de 5 a 6 kg já são consideradas grandes. O normal é que cheguem a 2,5 kg em roças que tenham espaçamento de 90 por 50 cm.

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a mandioca é cultivada em todos os estados brasileiros. Em termos de área de cultivo está entre os nove primeiros produtos agrícolas do País e é o sexto em valor de produção.

Cerca de 80% do produto é utilizado para produção de farinha, 3% na extração de fécula e o restante vai para a alimentação animal.

Ainda segundo a Embrapa, o Brasil participa com mais de 15% da produção mundial. A raiz, produzida em mais de 80 países, também é conhecida pelos brasileiros como aipim e macaxeira.

Fonte: Terra

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: