"Segurança pública não é feita só por polícia e viatura", diz secretário Chico Lucas

Durante a abertura da plenária para discussão do Plano de Segurança Pública do Piauí nesta quinta-feira (18), o secretário de Segurança, Chico Lucas, destacou a importância do espaço para a discussão de ideias para melhoria dos serviços nesta área. Em entrevista à TV Cidade Verde, ele lembrou que a segurança pública requer o envolvimento de toda sociedade. 

“Segurança pública não é feita só por polícia, não é feita só por viatura, não é feita só por policial. É feita por todo mundo, porque envolve laços, relações, a solidariedade, o espaço comunitário, a zeladoria do município. Tudo isso é um debate e a gente está aqui pra escutar, pra saber o que vai ser decidido”, declarou o gestor. 

Além dos agentes das forças de segurança pública, o evento reúne representantes dos 12 Territórios de Desenvolvimento do Estado, com a participação dos coordenadores territoriais, prefeitos e vereadores municipais, deputados estaduais e federais e senadores. Um dos objetivos é reavaliar o Plano de Segurança Pública do Piauí, criado em 2018. 

“Nós vamos muito mais escutar, estabelecer nesse plano aquilo que é o anseio da sociedade piauiense, de maneira que a gente vai estabelecer metas e diretrizes e alocar os recursos dentro daquilo que for definido por essas plenárias, representando os 12 territórios do estado Piauí”, pontuou Chico Lucas, que ainda citou a necessidade de atualização do plano estadual. 

Ele destacou que é importante sempre fazer uma revisão desse plano.

“Os planos precisam ser revisitados periodicamente, porque a sociedade muda. As prioridades mudam, assim como a criminalidade também muda. Temos alguns tipos de crime no passado, que continuam, e outros são modificados. Por exemplo, o estelionato. Antes ele era praticado na loteria com bilhete premiado falso, hoje é praticado pelas redes sociais. Então rediscutir o plano é necessário e o foro adequado são as plenárias, porque você coloca aqui as forças policiais, as autoridades públicas e também a sociedade, que é a maior interessada”, concluiu o secretário. 

O Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social é um documento estratégico que define as diretrizes, metas e ações a serem implementadas na segurança pública do estado. Para a construção do novo documento, foi aberta uma consulta pública virtual, onde a população poderá também poderá colaborar por meio do link: https://forms.gle/NuNjYbYAMh4fV9Yb6