Série D do Brasileiro conhece classificados e confrontos da segunda fase

Após a disputa da 14ª rodada nesse fim de semana, a Série D conheceu as 32 equipes classificadas e definiu os 16 confrontos da segunda fase. A primeira etapa do torneio contou com 64 clubes participantes, divididos em oito grupos com quatro integrantes em cada. 

Seguem na competição os quatro melhores colocados de cada grupo.

As partidas foram recheadas de emoção, em especial a do Atlético-CE, do Grupo A3. Diante do Potiguar-RN, fora de casa, os cearenses perdiam por 1 a 0 até os acréscimos, resultado que culminava na eliminação do time. 

Mas o goleiro John, aos 52 minutos, acertou um golaço de bicicleta que garantiu o avanço da Águia da Precabura na Série D.

Classificados

No Grupo A1, Manaus-AM e Trem-AP se enfrentaram na Arena da Amazônia pela última vaga.

Os donos da casa venceram por 3 a 1, chegaram aos 24 pontos e se juntaram aos já classificados com antecedência Manauara (1º com 34 pontos), Gazin Porto Velho (2º com 28) e Princesa do Solimões (3º com 25).

Pelo Grupo A2, ainda havia duas vagas em aberto com cinco equipes na disputa. Com o desfecho da rodada, o Tocantinópolis-TO, que venceu o Moto Club-MA por 1 a 0, passou pelo Cametá-PA, derrotado pelo Altos-PI por 2 a 1, e avançou em quarto lugar com 19 pontos. 

Maranhão-MA (1º com 27), Altos-PI (2º com 24) e River-PI (3º com 19) ficaram no pódio da tabela.

O Grupo A3 teve a classificação emocionante do Atlético-CE, que alcançou 18 pontos. Em razão da vitória, o clube cearense deixou o Sousa-PB fora da Série D.

O Sousa-PB terminou com os mesmos 18 pontos, com o revés para o Iguatu-CE por 1 a 0. O que foi determinante para o Atlético, foi o critério do maior número de gols pró (14 a 12). 

Com 31 pontos, o Treze-PB foi o líder, seguido do Iguatu-CE, com 27, e do América-RN, com 26.

Entre os times do Grupo A4, o CSE-AL, que ocupava a terceira posição antes da rodada, foi vencido pelo Retrô-PE por 2 a 1 e acabou eliminado. O ASA-AL, que estava em quinto lugar, ganhou do Sergipe-SE por 2 a 0 e empatou com o CSE em 21 pontos. 

A diferença foi o critério do saldo de gols (2 a 1 para o ASA). O Itabaiana-SE terminou como primeiro colocado, com 26 pontos, acompanhado pelo Retrô-PE, com 26, e pelo Jacuipense-BA, com 23.

No Grupo A5, os classificados já estavam definidos e não houve mudança na ordem. O Brasiliense-DF fechou a fase de grupos na liderança, com 32 somados, e avançou ao lado do Anápolis-GO (2º com 25), Mixto-MT (3º com 22) e Crac-GO (4º com 22).

Pelo Grupo A6, a briga pela última vaga estava entre os capixabas Real Noroeste Capixaba-ES e Serra-ES. O Real Noroeste venceu o Itabuna-BA por 3 a 2 e se classificou com 20 pontos, enquanto o Serra empatou com o Audax-RJ e somou 19. 

O Itabuna-BA ficou com a terceira colocação, com 24 pontos, atrás da Portuguesa-RJ, com 25, e do Nova Iguaçu-RJ, com 31.

Com 32 e 24 pontos, Maringá-PR e Inter de Limeira-SP, respectivamente, foram líder e vice-líder do Grupo A7. Antes quinto colocado, o Água Santa-SP saltou para a terceira posição, com 22 pontos, depois da vitória por 1 a 0 sobre o Patrocinense-MG, passando por Costa Rica-MS e Santo André-SP. 

A equipe do Mato Grosso do Sul não alterou o placar contra o São José-SP, empate que garantiu a vaga da equipe. Já o Santo André perdeu para o Maringá e terminou com 20 pontos, sem alcançar os 21 do Costa Rica.

No Grupo A8, o Nova Hamburgo-RS estava em sexto lugar antes da rodada e assegurou a classificação graças ao 1 a 0 sobre o Barra-SC. Os três pontos fizeram a equipe chegar aos 18 e à quarta posição. 

O Hercílio Luz-SC obteve a mesma pontuação, mas com uma vitória a menos (4 a 3 para o Nova Hamburgo-RS), o que foi decisivo para o avanço gaúcho. 

O Concórdia-SC ocupava o quarto lugar e foi derrotado pelo Brasil de Pelotas-RS por 2 a 1, resultado que levou à despedida da Série D.

O Cianorte-PR se manteve na liderança, com 22 pontos, e segue na competição ao lado do Brasil de Pelotas, com 21, e do Avenida-RS, com 19, além do Novo Hamburgo.

Confrontos decididos

Diante da classificação final dos oito grupos, a segunda fase da Série D teve os 16 embates definidos. Os confrontos serão decididos em jogos de ida e volta, com o mando de campo da segunda partida pertencente aos líder e vice-líder dos grupos.

As informação das partidas ainda serão detalhadas e divulgadas.

Veja os duelos:

Tocantinópolis-TO x Manauara-AM América-RN x Retrô-PE Princesa do Solimões-AM x Altos-PI ASA-AL x Treze-PB Manaus-AM x Maranhão-MA Jacuipense-BA x Iguatu-CE River-PI x Gazin Porto Velho-RO Atlético-CE x Itabaiana-SE Real Noroeste Capixaba-ES x Brasiliense-DF Água Santa-SP x Brasil de Pelotas-RS Mixto-MT x Portuguesa-RJ Novo Hamburgo-RS x Maringá-PR Crac-GO x Nova Iguaçu-RJ Avenida-RS x Inter de Limeira-SP Itabuna-BA x Anápolis-GO Costa Rica-MS x Cianorte-PR

*Times à direita detêm o mando de campo da partida de volta.