Entenda como atuava quadrilha suspeita de roubar cargas e caminhões na Grande Teresina

Fotos: Ascom/SPP-PI

O delegado Charles Pessoa, coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), explicou que a organização criminosa suspeita de roubar caminhões e cargas na região da Grande Teresina comercializava os produtos com pequenos comerciantes.

A quadrilha possuía um galpão localizado na zona Sudeste da capital utilizado para esconder as cargas, além de adulterar e desmanchar os caminhões roubados. As funções eram divididas entre os integrantes do grupo que também atuavam no estado do Maranhão. 

“A gente já vinha investigando essa organização criminosa que tem envolvimento com o roubo de cargas aqui na região da Grande Teresina e também com atuação no estado do Maranhão. Os indivíduos roubavam esses caminhões e mercadorias, traziam para este local e aqui parte do grupo tinha funções específicas, como adulterar alguns desses veículos, trocar as placas, adesivos, desmanchar alguns dos caminhões, armazenar a carga por um período e depois fazer o transbordo para caminhões menores e distribuir para pequenos comerciantes”, explicou o delegado.

Charles Pessoa pontuou ainda que a polícia irá pedir o sequestro do imóvel e que novas ações deverão ser realizadas para desarticular totalmente o grupo criminoso.

“Conseguimos coletar muitas informações que levaram a outros criminosos, outros indivíduos que integram essa organização criminosa. Agora iremos representar por outras medidas cautelares para que possamos desarticular de vez esse grupo. Inclusive, vamos pedir o sequestro deste imóvel para que ele possa ser utilizado futuramente pela Secretaria de Segurança Pública em ações de prevenção”, finalizou Charles Pessoa.

A operação

Um esquema de roubo de cargas na zona Sudeste de Teresina, próximo ao Mercado do Peixe, foi desmantelado durante uma operação do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), deflagrada na tarde desta quarta-feira (24). Cinco pessoas foram presas.

De acordo com a Polícia Civil, a investigação começou após o roubo de uma carreta carregada de cerveja na zona rural do município de Monsenhor Gil, onde o motorista foi mantido em cárcere por alguns dias.

Durante as diligências, os agentes localizaram um galpão em Teresina, utilizado pela organização criminosa tanto para desmanche de caminhões e carretas roubadas quanto para o transbordo das mercadorias subtraídas.

Na ação, foram encontrados no galpão cinco caminhões carretas com registros de roubo e furto, além de uma carreta carregada com mercadoria de trigo roubada. Também foram apreendidos uma arma de fogo, várias munições, uma quantidade considerável de entorpecentes e uma balança de precisão. Cinco pessoas foram presas, incluindo um casal responsável pela administração do galpão utilizado pela organização criminosa.