2ª edição da Mostra Piranhão de Cinema lança edital e terá homenagem a Nego Bispo

Foto: Reprodução

Em seu segundo ano, a Mostra Piranhão de Cinema está com inscrições abertas para selecionar produções audiovisuais de produtores do Maranhão e Piauí até o dia 31 de julho. A Mostra acontecerá entre os dias 10 e 15 de dezembro deste ano e exibirá 16 obras no total, divididas em filmes, longas, curtas e videoclipes.  

Em 2024, a Mostra contará com exibições nas cidades de Teresina e Timon e traz com tema a “Margem”. Segundo a realizadora audiovisual e diretora da Mostra, Milena Rocha, a escolha do tema faz uma conexão com fronteiras que unem os dois estados. 

 “A ideia é colocar em destaque as produções que geralmente são marginalizadas e não chegam no circuito nacional de cinema com facilidade. A margem nos convida a refletir as fronteiras que nos unem, mas também que tornam nossas narrativas tão diversas”, enfatiza.  

Serão selecionadas 16 obras. Sendo 10 filmes; 2 longas e 8 curtas e 6 videoclipes que tenham sido realizados por diretoras e diretores piauienses e maranhenses que morem no PI ou MA, ou em outros estados do país. Podem se inscrever apenas produções realizadas a partir de janeiro de 2023 em formato digital. 

A inscrição é gratuita para os filmes brasileiros e selecionados receberão pagamento de fee de exibição no valor de R$ 500,00 para cada realizador ou responsável de curta metragem e videoclipe e R$ 2.000,00 para longa-metragem (Confira formulário abaixo). 

O homenageado da Mostra Piranhão de Cinema 2024 é pensador quilombola Antônio Bispo dos Santos, o Nêgo Bispo. Filósofo, poeta, escritor, professor e ativista político. Ele atuou em movimentos sociais e em organizações de defesa da cultura dos quilombos.  

O cineasta e curador da Mostra, Weslley Oliveria, explica que Nego Bispo é o ponto de partida para uma nova forma de visualizar o que é criado nas margens. “Sua contribuição gera debates, explora sentidos e conversa com a nossa forma de ser sujeito. Nossa intenção é dar visibilidade aos criadores maranhenses e piauienses que tragam as suas formas de ver o mundo e suas perspectivas para suas narrativas”, afirma.  

A 2ª Mostra Piranhão de Cinema é um projeto contemplado na Lei Paulo Gustavo, com realização de Labcine Filmes, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT),  Governo do Estado do Piauí, Paradisco Multiplica, Tarrafa Produtora, Cardume, Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN), Todes Play e Instituto Federal do Maranhão (IFMA)