Dia da Cultura Nordestina é comemorado com procissão, forró e bênção do "Padim Ciço"

Uma multidão acompanhou a procissão das sanfonas em Teresina em comemoração ao Dia da Cultura Nordestina, celebrado nesta sexta-feira (2). O evento foi marcado por homenagens a ícones do Nordeste como Luís Gonzaga, João do Vale e Padre Cícero. 

Essa é a 16ª edição, que recorda os 35 anos de saudades de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, bem como os 180 anos de Padre Cícero e os 90 anos de João do Vale. 

Socorro Maravilha tem 54 anos e é técnica em enfermagem, mas se intitula como 'Rainha do Forró'. Ela conta que teve que pagar um plantão para participar da procissão. 

"Sou a rainha da sanfonada, a rainha da alegria, sou a representatividade da mulher madura, da mulher sem rótulo, da mulher maravilha, da mulher que vive. Eu nunca perco! tive que pagar o plantão porque não tem dinheiro que pague isso aqui. É só uma vez no ano", disse a técnica em enfermagem. 

Aldira Martins é cearense e viajou 12 horas para participar da procissão. 

"E não tô cansada. O segredo é gostar de Luís Gonzaga", brinca. 

A procissão contou ainda com bênção das sanfonas, dada pelo padre Antônio Cruz, e sanfoneiros de todas as idades. O cortejo cultural foi realizado no centro da cidade. Bonecos gigantes representaram os ícones do Nordeste.

A tradicional procissão é promovida pela Colônia Gonzagueana. Inicialmente, uma celebração acontece na Igreja Catedral de Nossa Senhora das Dores, quando se forma a concentração para a procissão na Praça Saraiva e segue até o Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes, na Praça da Bandeira, no Centro de Teresina.

 

        Ver esta publicação no Instagram                      

Uma publicação partilhada por TV Cidade Verde (@tvcidadeverde)