Teresina 172 anos: moradores transformam áreas urbanas com plantio de árvores

Há quase meio século, quando o aposentado José do Patrocínio chegou a Teresina, a capital encantava com ruas e avenidas cheias de árvores e áreas verdes, cenário que fez o poeta maranhense Coelho Neto apelidar o município carinhosamente de Cidade Verde.

Fotos: TV Cidade Verde 

Apesar da diminuição da vegetação ao longo dos anos, provocada pelo crescimento da cidade, José do Patrocínio continou plantando árvores frutíferas às margens do rio Parnaíba, na zona Norte de Teresina, região onde mora.

“A maior concentração que ainda lembro que existe é na avenida principal do Saci, com 70, 80, 100 cajueiros. Na margem do rio Parnaíba, eu plantava cajazeira, mangueira, carnaubeira; sempre gostei de plantar árvores frutíferas”, conta.

Um estudo encomendado pela Agenda 2030 revelou o mapa das perdas de cobertura vegetal na capital. O déficit acumulado nos últimos 23 anos equivale a quase 5 mil campos de futebol.

Foto: Cidadeverde.com 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam) também realizou um inventário sobre a quantidade e as condições atuais da arborização na capital e constatou uma grande multiplicação de plantas exóticas, como o nim indiano, que responde por um terço das árvores encontradas em ruas, praças e áreas verdes de Teresina.

Leia mais: 

Teresina precisa plantar 1,5 milhão de árvores para reduzir impactos climáticos, revela estudos Teresina terá produção de mudas de plantas nativas que não existem mais na zona urbana

Outro impacto apontado pela Semam foi a presença de plantas parasitas e problemas fitossanitários que já condenaram 20% das árvores à substituição. O diagnóstico serviu de base para o Plano Diretor de Arborização da Cidade (PDAU), que definiu a meta de plantar quase 1,5 milhão de árvores em 20 anos.

Anderson Costa

Para tentar amenizar as altas temperaturas provocadas pelas ilhas de calor devido à insolação, os viveiros da prefeitura estão sendo recompostos com mudas de diversas espécies nativas, adaptáveis ao clima e favoráveis à biodiversidade. O objetivo é incentivar a população a plantar em calçadas e em suas próprias residências.

“A gente tem incentivado isso através desta campanha, com a doação de mudas, tanto frutíferas quanto nativas, para que as pessoas plantem nas suas calçadas, com orientação, mas também nos seus quintais”, destacou Anderson Costa, analista ambiental da Semam.

Elizabeth Sampaio

Esse é o compromisso que a dona de casa Elizabeth Sampaio assumiu: transformar a rua onde mora em um grande jardim.

“Vou plantar e vou cuidar. Como eu adoro minhas plantas que tenho ali, vou trazer também para cá. Esse jardim também. E vou cuidar das outras também. Eu estava até pensando, vou começar a aguar. Vou começar a aguar também... E assim a gente vai transformar esse pedaço aqui em um grande jardim, vai ficar lindo”, destaca Elizabeth Sampaio. 

E assim como há 50 anos atrás, é o que José do Patrocínio continuará realizando. “Aqui, eu tenho laranja, tangerina, jabuticaba, caju, laranjinha, canapu, pitanga, cajarana, baco-pari, figo... Cada árvore que é plantada é um ciclo que não se encerra, é menos calor, é oxigênio para todos, é mais conforto para a terra... Aqui está dando 32, 33ºC, lá na rua dá 37, 38ºC", ressalta o aponsentado. 

PROGRAMA ESPECIAL

E dia 16 de agosto, as 6h da manhã você está convidado para assistir e participar do Programa Teresina 172 anos - você no clima da Cidade Verde" um especial em homenagem a nossa capital.

Quer saber como participar? Basta enviar fotos em uma paisagem verde de Teresina, bem no clima da Cidade Verde pra você aparecer aqui.

Tô esperando! Pode enviar foto ou vídeo com seu nome e o local onde você está para o número (86) 99910-0066.

Participa com a gente!