Casa do prefeito de Madeiro é alvo de atentado a tiros durante reunião política; polícia investiga

Atualizada às 12h30

O prefeito de Madeiro, Pedro Filho (MDB), 39 anos, denunciou nesta terça-feira (13) que foi alvo de um atentado quando se reunia com seu grupo político. Mais de 30 tiros foram disparados na noite da última segunda em sua residência,  que fica localizada no Povoado Furnas, a cerca de 3 km da sede do município.

A cidade de Madeiro - localizada a 232 km de Teresina, no Norte do Piauí, tem histórico de violência política. Em 2021, o então prefeito da cidade, José de Ribamar Araújo Filho, conhecido como Zé Filho, foi assassinado em um campo de futebol, na cidade. Após a morte de Zé Filho, Pedro Filho, que era vice-prefeito da cidade, assumiu o cargo no dia 1º de dezembro de 2021. Pedro Júnior é candidato à reeleição.

O Cidadeverde.com conversou com a Secretária de Comunicação do município, Jiovanna Oliveira, que estava no sítio no momento do suposto atentado. Ela conta que um grupo de cerca de 30 pessoas estava reunido no sítio do prefeito.

"As reuniões são frequentes na casa do prefeito. Ouvimos o primeiro disparo e o prefeito se jogou no chão, as outras pessoas correram para dentro de casa tentando buscar refúgio. Foram muitos disparos, não consegui contar quantos", disse a secretária ainda abalada com o ocorrido.

Segundo ela, no local haviam dois seguranças do prefeito, que teriam revidado os disparos e após cessar o suposto tiroteio teriam informado que avistaram três homens na mata. Não foram vistos veículos se aproximando do sítio do prefeito. E não há marcas de tiros no muro da residência.

"Eles já vinham em direção às pessoas que estavam reunidas lá, mas o segurança dele é bem preparado e sempre aonde ele vai ou estar fica perto", explicou.

Ninguém foi ferido durante o confronto, mas alguns dos presentes, inclusive o prefeito, tiveram lesões leves no momento em que corriam em busca de abrigo.

Após o crime, o prefeito Pedro Filho passou mal e foi atendido por uma equipe do Serviço Médico de Urgência (SAMU).

"A pressão ficou altíssima. Algumas pessoas se feriram tentando fugir. Um rapaz ficou com o pé cortado enquanto tentava fugir", disse.

Prefeito diz que é tentativa de intimidação

Prefeito Pedro Filho (MDB)

O prefeito de Madeiro classificou o atentado como uma tentativa de intimidação e diz que o ato traz insegurança para o município.

"Eles atiraram em minha direção e eu me joguei no chão. Foram cerca de trinta tiros. Eram cerca de quatro pessoas, eles vieram pelos fundos da propriedade, onde tem um  lago", disse Pedro Filho.

O prefeito informou que o governador Rafael Fonteles e o secretário de Segurança, Chico Lucas, ligaram ainda na noite de ontem (12) para prestar solidariedade a ele e sua equipe, e para informar que o Estado vai trabalhar para identificar e prender os autores do atentado.

Ele afirmou que foi a primeira vez que foi algo de um atentado.

"É uma intimidação que Madeiro vem sofrendo desde o assassinato do prefeito Zé Filho, em 2021, mas eles não vão nos intimidar", afirmou.

O vereador Antônio Hilário (MDB), que é candidato a vice-prefeito do município, disse que presenciou a ação e que os tiros causaram muito pânico entre as pessoas que estavam no local.

"Eu lamento muito que isso tenha acontecido. Lá estavam pais e mães de família. É um ataque também à democracia. Temos que discutir melhorias para cidade no diálogo e não na bala. Acredito que seja uma perseguição política com o intuito de intimidar a nossa candidatura", afirmou Antonio Hilário.

Secretaria de Segurança designou delegado para apurar o caso

Equipes do 25º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Luzilândia atenderam à ocorrência, com apoio de homens das Companhias Independentes (CIAs) de Madeiro, Luzilândia e Joca Marques. O comandante do 25 BPM, disse que a 3ª CIA de Madeiro recebeu reforço em seu efetivo. 

"Tomamos conhecimento por volta das 21h que o prefeito de Madeiro sofreu um atentado durante uma reunião política na localidade Furnas, a aproximadamente 10 km da sede do município de madeiro. No local o prefeito encontrava-se reunidos com secretários e candidatos a vereador no município", afirmou o Capitão Edson, comandante da Companhia Independente da Polícia Militar em Luzilândia. 

Nesta terça-feira (13), o prefeito deve buscar a delegacia do município para registrar boletim de ocorrência. A Polícia Militar esteve no sítio do prefeito e realizou buscas na região na tentativa de encontrar suspeitos.

O secretário de Segurança, Chico Lucas, disse à TV Cidade Verde que tão longo foi informada do fato a secretária atuou no sentido de garantir a segurança no município de Madeiro.

"Ontem eu recebi uma ligação prefeito de Madeiro informando sobre o fato e entrei em contato com o comando da Polícia Militar do Piauí para aumentar o efeito policial no município. Deslocamos equipes de Luzilândia e Esperantina para Madeiro. Hoje de manhã entrei em contato com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), Sebastião Ribeiro Martins colocando à disposição todo o nosso aparato para elucidar o caso. Também solicitamos que a Polícia Federal fosse envolvida, porque ela é responsável pela apuração de crimes eleitorais, se a motivação for essa, mas vamos reforçar o policiamento na cidade", disse o secretário.

O secretário falou, ainda, que as forças de segurança do Piauí estão trabalhando para garantir a segurança do estado no período eleitoral.

"Já temos autorização do governador Rafael Fonteles para deslocar efetivo de Teresina, que é uma cidade relativamente tranquila durante o pleito, para cidades onde há maior necessidade. O nosso plano era fazer essa movimentação mais próximo ao dia da eleição, mas tivemos esse evento ontem e estamos atentos", finalizou.

Zé Filho, prefeito de Madeiro, foi morto a tiros em 2021

O prefeito de Madeiro, José Ribamar de Araújo Filho, 42 anos, conhecido como Zé Filho (Progressistas), foi assassinado com três tiros no dia 28 de novembro de 2021, quando assistia uma partida de futebol no município. O crime aconteceu por volta das 18h. Os disparos atingiram a cabeça, o peito e abdômen do prefeito. O crime foi testemunhado por várias pessoas. O prefeito foi levado com vida ao hospital de Luzilândia, que fica cerca de 26 km de Madeiro, mas não resistiu aos ferimentos.

Foto: Reprodução / Redes sociais

Leia também

Vice chora em discurso ao assumir prefeitura no lugar do prefeito assassinado a tiros Vice de Madeiro diz que morte do prefeito foi um problema familiar e pede paz DHPP assume investigação do assassinato do prefeito de Madeiro Prefeito de Madeiro é assassinado com três tiros em campo de futebol